ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA NAS DISCIPLINAS DE PSICOPATOLOGIA I E II DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7486 "inscrito_id" => 14818 "titulo" => "ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA NAS DISCIPLINAS DE PSICOPATOLOGIA I E II DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB" "resumo" => "A Psicopatologia é uma disciplina tradicional e obrigatória dentro do curso de Psicopedagogia, mas que sofre resistência dos alunos por abordar muitos conteúdos diferentes em tão pouco tempo, requere atenção e concentração, possui a necessidade de atividades avaliativas e de leituras prévias de aprofundamento para as discussões em sala de aula, precisando de dedicação por parte do aluno, dos docentes e monitores. Tais exigências podem ser configuradas, no ambiente educacional, como elementos que influenciam de forma negativa na motivação dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo identificar o grau de motivação e os interferentes que colaboram para a insatisfação dos estudantes que cursaram as disciplinas de psicopatologia I e II no semestre letivo 2022.2 do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras na plataforma Google Forms® composto por 10 questões, que possuíam caráter sociodemográfico, de avaliação motivacional e identificação de interferentes que prejudicassem o despenho dos discentes nos componentes. Tratou-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, com amostragem não probabilística por conveniência, cuja população foi composta por 42 pessoas. Os resultados revelam que os principais fatores interferentes para a não motivação nos componentes são de ordem financeira e de locomoção, além da metodologia, que envolve o excesso de materiais do curso. Como resultado, percebeu-se que uma abordagem dinâmica e com a inserção de gamificações durante as aulas podem ajudar a manter os discentes mais concentrados e motivados. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria da metodologia da disciplina interferindo diretamente na motivação dos alunos a partir do desenvolvimento de práticas de ensino dinâmicas, que integram os estudantes e os conteúdos próprios e de outros componentes, favorecendo a formação de profissionais e futuras pesquisas no campo da Psicopedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14818_TB7486_20062023231757.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIA L CALADO" "autor_nome_curto" => "MIRIA CALADO" "autor_email" => "micalado7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7486 "inscrito_id" => 14818 "titulo" => "ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA NAS DISCIPLINAS DE PSICOPATOLOGIA I E II DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB" "resumo" => "A Psicopatologia é uma disciplina tradicional e obrigatória dentro do curso de Psicopedagogia, mas que sofre resistência dos alunos por abordar muitos conteúdos diferentes em tão pouco tempo, requere atenção e concentração, possui a necessidade de atividades avaliativas e de leituras prévias de aprofundamento para as discussões em sala de aula, precisando de dedicação por parte do aluno, dos docentes e monitores. Tais exigências podem ser configuradas, no ambiente educacional, como elementos que influenciam de forma negativa na motivação dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo identificar o grau de motivação e os interferentes que colaboram para a insatisfação dos estudantes que cursaram as disciplinas de psicopatologia I e II no semestre letivo 2022.2 do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras na plataforma Google Forms® composto por 10 questões, que possuíam caráter sociodemográfico, de avaliação motivacional e identificação de interferentes que prejudicassem o despenho dos discentes nos componentes. Tratou-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, com amostragem não probabilística por conveniência, cuja população foi composta por 42 pessoas. Os resultados revelam que os principais fatores interferentes para a não motivação nos componentes são de ordem financeira e de locomoção, além da metodologia, que envolve o excesso de materiais do curso. Como resultado, percebeu-se que uma abordagem dinâmica e com a inserção de gamificações durante as aulas podem ajudar a manter os discentes mais concentrados e motivados. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria da metodologia da disciplina interferindo diretamente na motivação dos alunos a partir do desenvolvimento de práticas de ensino dinâmicas, que integram os estudantes e os conteúdos próprios e de outros componentes, favorecendo a formação de profissionais e futuras pesquisas no campo da Psicopedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14818_TB7486_20062023231757.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIA L CALADO" "autor_nome_curto" => "MIRIA CALADO" "autor_email" => "micalado7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }