RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100037 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7098 "inscrito_id" => 20051 "titulo" => "RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo retrata as relações étnico raciais no contexto escolar dos anos iniciais no Ensino Fundamental e traz uma discussão que tenta viabilizar a desconstrução do racismo no ambiente escolar e nas relações sociais dos sujeitos. O racismo está enraizado nas estruturas da sociedade brasileira e está presente em todos os lugares, inclusive na escola. Desse modo, os estudantes dos anos iniciais podem reproduzir o racismo de modo explícito ou implícito, portanto, entende-se que essas relações devem ser trabalhadas dentro da sala de aula por meio de ações pedagógicas significativas para os sujeitos, incluindo-se também a comunidade familiar. Quanto aos aspectos metodológicos, escolhemos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por se adequar melhor ao objeto de estudo, subsidiados em referenciais como: SILVA (2014), WILLIAM (2019), BENTO (2022), RIBEIRO (2019). Levantamos questões pertinentes para também compreender como e porque o racismo ainda está tão presente nas escolas e assim perceber quais são os desafios de se trabalhar essa temática dentro das salas de aula dos anos iniciais. As crianças chegam à escola já com uma formação familiar que é carregada de crenças, valores, vivências e experiências, aspectos que devem ser considerados no momento da mediação pedagógica na relação com o outro em contextos escolares. Dessa forma, se faz necessário que professores e professoras em seu processo formativo possam aprender saberes teóricos/práticos que os permitam identificar situações de conflitos, violência e agressividade física no cotidiano escolar, propiciando uma educação de acolhimento e respeito as diferenças e assim possam solucionar desafios relacionados e viabilizar possíveis soluções no cotidiano escolar sobre a temática abordada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20051_TB7098_10122023082804.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA LÍGIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "ligiadearaujo66@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100037 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7098 "inscrito_id" => 20051 "titulo" => "RELAÇÕES ETNICO RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O artigo retrata as relações étnico raciais no contexto escolar dos anos iniciais no Ensino Fundamental e traz uma discussão que tenta viabilizar a desconstrução do racismo no ambiente escolar e nas relações sociais dos sujeitos. O racismo está enraizado nas estruturas da sociedade brasileira e está presente em todos os lugares, inclusive na escola. Desse modo, os estudantes dos anos iniciais podem reproduzir o racismo de modo explícito ou implícito, portanto, entende-se que essas relações devem ser trabalhadas dentro da sala de aula por meio de ações pedagógicas significativas para os sujeitos, incluindo-se também a comunidade familiar. Quanto aos aspectos metodológicos, escolhemos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por se adequar melhor ao objeto de estudo, subsidiados em referenciais como: SILVA (2014), WILLIAM (2019), BENTO (2022), RIBEIRO (2019). Levantamos questões pertinentes para também compreender como e porque o racismo ainda está tão presente nas escolas e assim perceber quais são os desafios de se trabalhar essa temática dentro das salas de aula dos anos iniciais. As crianças chegam à escola já com uma formação familiar que é carregada de crenças, valores, vivências e experiências, aspectos que devem ser considerados no momento da mediação pedagógica na relação com o outro em contextos escolares. Dessa forma, se faz necessário que professores e professoras em seu processo formativo possam aprender saberes teóricos/práticos que os permitam identificar situações de conflitos, violência e agressividade física no cotidiano escolar, propiciando uma educação de acolhimento e respeito as diferenças e assim possam solucionar desafios relacionados e viabilizar possíveis soluções no cotidiano escolar sobre a temática abordada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20051_TB7098_10122023082804.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA LÍGIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "ligiadearaujo66@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }