A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA – RELATO DE VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95299 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 6363 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA – RELATO DE VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM" "resumo" => "O estágio propicia a integração da educação na prática pedagógica, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de estágio na docência do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Humaitá, afim de compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no INC/UFAM, para isso foi selecionada no curso de Pedagogia, na turma do 8º período com 30 acadêmicos na disciplina de Metodologia da História e da Geografia nos Anos Iniciais. O estágio à docência teve carga horária de 20 horas, que foram distribuídas em três etapas: planejamento, observação e regência. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se a 6h de observação, 6h de participação auxiliando o professor em correção e elaboração de trabalhos, e 8h de regência e metodologias ativas, buscando assim, uma melhor interação com a turma acompanhada. O estágio se concretizou em uma aprendizagem edificante da prática docente no Ensino Superior. Ampliou-se o entendimento das metodologias e didáticas, especificamente das aplicadas pelo professor regente uma vez que ele auxiliou com os conteúdos e atividades, orientando o estagiário como se portar e abordar o conteúdo, o que facilitou o desenvolvimento das atividades. Ressalta-se o compromisso e a dedicação do mesmo em preparar e promover um ambiente de construção de aprendizagem, em que a crítica e o esclarecimento puderam se dilatar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6363_TB864_28042023212232.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL SALDANHA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MANUEL SALDANHA" "autor_email" => "osaldanhamanuel146@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95299 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 6363 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA – RELATO DE VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM" "resumo" => "O estágio propicia a integração da educação na prática pedagógica, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de estágio na docência do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Humaitá, afim de compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no INC/UFAM, para isso foi selecionada no curso de Pedagogia, na turma do 8º período com 30 acadêmicos na disciplina de Metodologia da História e da Geografia nos Anos Iniciais. O estágio à docência teve carga horária de 20 horas, que foram distribuídas em três etapas: planejamento, observação e regência. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se a 6h de observação, 6h de participação auxiliando o professor em correção e elaboração de trabalhos, e 8h de regência e metodologias ativas, buscando assim, uma melhor interação com a turma acompanhada. O estágio se concretizou em uma aprendizagem edificante da prática docente no Ensino Superior. Ampliou-se o entendimento das metodologias e didáticas, especificamente das aplicadas pelo professor regente uma vez que ele auxiliou com os conteúdos e atividades, orientando o estagiário como se portar e abordar o conteúdo, o que facilitou o desenvolvimento das atividades. Ressalta-se o compromisso e a dedicação do mesmo em preparar e promover um ambiente de construção de aprendizagem, em que a crítica e o esclarecimento puderam se dilatar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6363_TB864_28042023212232.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL SALDANHA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MANUEL SALDANHA" "autor_email" => "osaldanhamanuel146@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }