AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95138 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 10458 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO" "resumo" => "Historicamente, o ato de avaliar tornou-se uma tradição excludente, autoritária e antidemocrática, sendo um mecanismo classificatório e seletivo, centrado no educador e no sistema de ensino, não priorizando quem aprende. Sendo assim, devemos compreender que ao avaliar, precisamos de instrumentos que sejam diagnósticos e guiados pela equidade, permitindo assim, oportunizar uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao atual momento histórico. Esse contexto fica mais evidente na perspectiva da Educação Ambiental, a partir de suas concepções teorias e práticas, quando se torna necessário uma maior valorização dos saberes e experiências de cada ator envolvido nesse processo de construção de conhecimentos. Então, considerando tal necessidade, temos no uso das tecnologias digitais a possibilidade de torna os momentos de avaliação da aprendizagem mais prazerosos e eficazes, ajudando a manter o foco dos alunos e a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis e mais confiantes. Nesse sentido, o estudo em questão visa realizar um levantamento das tendencias de teses e dissertações dos programas de pós-graduação da área de ensino, considerando a necessidade de um diálogo ampliado sobre os aspectos que envolvem a avaliação escolar e os métodos avaliativos no contexto da educação ambiental, e sobretudo, com o auxílio das diversas tecnologias digitais existentes, não apenas como treinamento de pessoas, mas sim, no investimento de suas competências, de modo a capacitá-las nas tomadas de decisões e na utilização inteligente dos conhecimentos adquiridos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática de caráter qualitativo. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise de conteúdo a luz dos pressupostos de Laurence Bardin. Os resultados geraram reflexões e inquietudes, mostrando um cenário escasso de pesquisas acerca da temática proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10458_TB657_24052023112152.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE BASSUL AREIAS" "autor_nome_curto" => "GEORGE BASSUL" "autor_email" => "georgebassul@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95138 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 10458 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO" "resumo" => "Historicamente, o ato de avaliar tornou-se uma tradição excludente, autoritária e antidemocrática, sendo um mecanismo classificatório e seletivo, centrado no educador e no sistema de ensino, não priorizando quem aprende. Sendo assim, devemos compreender que ao avaliar, precisamos de instrumentos que sejam diagnósticos e guiados pela equidade, permitindo assim, oportunizar uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao atual momento histórico. Esse contexto fica mais evidente na perspectiva da Educação Ambiental, a partir de suas concepções teorias e práticas, quando se torna necessário uma maior valorização dos saberes e experiências de cada ator envolvido nesse processo de construção de conhecimentos. Então, considerando tal necessidade, temos no uso das tecnologias digitais a possibilidade de torna os momentos de avaliação da aprendizagem mais prazerosos e eficazes, ajudando a manter o foco dos alunos e a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis e mais confiantes. Nesse sentido, o estudo em questão visa realizar um levantamento das tendencias de teses e dissertações dos programas de pós-graduação da área de ensino, considerando a necessidade de um diálogo ampliado sobre os aspectos que envolvem a avaliação escolar e os métodos avaliativos no contexto da educação ambiental, e sobretudo, com o auxílio das diversas tecnologias digitais existentes, não apenas como treinamento de pessoas, mas sim, no investimento de suas competências, de modo a capacitá-las nas tomadas de decisões e na utilização inteligente dos conhecimentos adquiridos. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática de caráter qualitativo. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise de conteúdo a luz dos pressupostos de Laurence Bardin. Os resultados geraram reflexões e inquietudes, mostrando um cenário escasso de pesquisas acerca da temática proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10458_TB657_24052023112152.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE BASSUL AREIAS" "autor_nome_curto" => "GEORGE BASSUL" "autor_email" => "georgebassul@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }