METÁFORAS BRASILEIRAS DA COVID-19: UMA ANÁLISE COGNITIVO-DISCURSIVA A PARTIR DOS MEMES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96841 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2903 "inscrito_id" => 15094 "titulo" => "METÁFORAS BRASILEIRAS DA COVID-19: UMA ANÁLISE COGNITIVO-DISCURSIVA A PARTIR DOS MEMES" "resumo" => "Estimulado pelo viés cognitivo-discursivo e sociocultural dos estudos contemporâneos em figuratividade, esta comunicação buscou observar, em memes postados nas redes sociais, como os brasileiros apreenderam, processaram, conceptualizaram e expuseram as suas compreensões acerca do vírus COVID-19. As condições significantes desses memes foram refletidas em todo o tempo para e geração desta pesquisa. Por meio da envergadura Semântica Cognitiva através da Teoria da Metáfora Conceptual e os seus recentes desdobramentos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; SALOMÃO, 1999; KÖVECSES, 2005; VEREZA, 2007, 2010; SEMINO, 2008; SOARES DA SILVA & LEITE, 2015; SOUSA, 2016), bem como a partir de alguns trabalhos que procuraram apontar acerca da singularidade dos memes para a interação social entre os indivíduos (ZOPPI-FONTANA, 2016; ALMEIDA; SANTOS, 2020; ALMEIDA; DOS SANTOS; SANTANA, 2021) este trabalho procurou refletir tanto acerca do papel da metaforicidade na arquitetura linguística e textual do corpus selecionado, quanto da importância dela para que a audiência dos memes possa se sentir impactada por eles, incorporando e desenvolvendo, assim, emoções, sensações e subjetividades diversas. Tal contribuição assinalará para o caráter da linguagem figurada como um verdadeiro patrimônio humano de expressão e comunicação. Tais significantes foram vistos observando alunos do ensino fundamental I e II. Metáfora. Memes. Covid-19. Educação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15094_TB2903_11052023180258.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS LIMA" "autor_email" => "contatemath@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96841 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2903 "inscrito_id" => 15094 "titulo" => "METÁFORAS BRASILEIRAS DA COVID-19: UMA ANÁLISE COGNITIVO-DISCURSIVA A PARTIR DOS MEMES" "resumo" => "Estimulado pelo viés cognitivo-discursivo e sociocultural dos estudos contemporâneos em figuratividade, esta comunicação buscou observar, em memes postados nas redes sociais, como os brasileiros apreenderam, processaram, conceptualizaram e expuseram as suas compreensões acerca do vírus COVID-19. As condições significantes desses memes foram refletidas em todo o tempo para e geração desta pesquisa. Por meio da envergadura Semântica Cognitiva através da Teoria da Metáfora Conceptual e os seus recentes desdobramentos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; SALOMÃO, 1999; KÖVECSES, 2005; VEREZA, 2007, 2010; SEMINO, 2008; SOARES DA SILVA & LEITE, 2015; SOUSA, 2016), bem como a partir de alguns trabalhos que procuraram apontar acerca da singularidade dos memes para a interação social entre os indivíduos (ZOPPI-FONTANA, 2016; ALMEIDA; SANTOS, 2020; ALMEIDA; DOS SANTOS; SANTANA, 2021) este trabalho procurou refletir tanto acerca do papel da metaforicidade na arquitetura linguística e textual do corpus selecionado, quanto da importância dela para que a audiência dos memes possa se sentir impactada por eles, incorporando e desenvolvendo, assim, emoções, sensações e subjetividades diversas. Tal contribuição assinalará para o caráter da linguagem figurada como um verdadeiro patrimônio humano de expressão e comunicação. Tais significantes foram vistos observando alunos do ensino fundamental I e II. Metáfora. Memes. Covid-19. Educação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15094_TB2903_11052023180258.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS LIMA" "autor_email" => "contatemath@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }