O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias decretadas pela OMS e o Governo provocaram o fechamento das atividades não essenciais e de vários serviços públicos e privados. Assim, este resumo teve como objetivo analisar as práticas docentes enfatizando as estratégias didáticas adotadas pelos educadores no ensino de Ciências e Biologia através da modalidade de ensino adotada pelos órgãos educacionais na qual ocorreu a migração do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os participantes da pesquisa foram os professores de Ciências e Biologia que lecionaram a disciplina no período de isolamento social na rede estadual e municipal de ensino do munícipio de Humaitá durante o período compreendido entre 2020 e 2021, procurando analisar quais foram os desafios e/ou obstáculos enfrentados dentro da realidade das aulas remotas no contexto amazônico. A pesquisa foi tratada através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo agregando os aspectos qualitativos e quantitativos, articulando-se pelo viés da abordagem da dialética. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiestruturado e os dados foram interpretados e categorizados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram as seguintes evidências: dificuldades dos alunos na aprendizagem em relação a leitura e interpretação nos conteúdos relacionados à saúde (sistemas e corpo humano) e meio ambiente (interações ecológicas). Dessa forma, os professores de Ciências e Biologia tiveram que se adaptar nas novas tecnologias, transformando-se e superando-se em meios aos desafios do ensino. Contudo, se torna urgente e emergente estabelecer metas para um novo processo de construção de conhecimento a fim de proporcionar para os alunos uma forma igualitária no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, ações e políticas públicas educacionais são importantes para que atividades e/ou projetos inovadores possam de fato promover uma educação acessível e de equidade em qualquer lugar do país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID38_TB560_24042023112127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ABREU LIMA" "autor_nome_curto" => "RENATO" "autor_email" => "renatoabreu07@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA (FCR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias decretadas pela OMS e o Governo provocaram o fechamento das atividades não essenciais e de vários serviços públicos e privados. Assim, este resumo teve como objetivo analisar as práticas docentes enfatizando as estratégias didáticas adotadas pelos educadores no ensino de Ciências e Biologia através da modalidade de ensino adotada pelos órgãos educacionais na qual ocorreu a migração do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os participantes da pesquisa foram os professores de Ciências e Biologia que lecionaram a disciplina no período de isolamento social na rede estadual e municipal de ensino do munícipio de Humaitá durante o período compreendido entre 2020 e 2021, procurando analisar quais foram os desafios e/ou obstáculos enfrentados dentro da realidade das aulas remotas no contexto amazônico. A pesquisa foi tratada através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo agregando os aspectos qualitativos e quantitativos, articulando-se pelo viés da abordagem da dialética. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiestruturado e os dados foram interpretados e categorizados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram as seguintes evidências: dificuldades dos alunos na aprendizagem em relação a leitura e interpretação nos conteúdos relacionados à saúde (sistemas e corpo humano) e meio ambiente (interações ecológicas). Dessa forma, os professores de Ciências e Biologia tiveram que se adaptar nas novas tecnologias, transformando-se e superando-se em meios aos desafios do ensino. Contudo, se torna urgente e emergente estabelecer metas para um novo processo de construção de conhecimento a fim de proporcionar para os alunos uma forma igualitária no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, ações e políticas públicas educacionais são importantes para que atividades e/ou projetos inovadores possam de fato promover uma educação acessível e de equidade em qualquer lugar do país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID38_TB560_24042023112127.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ABREU LIMA" "autor_nome_curto" => "RENATO" "autor_email" => "renatoabreu07@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA (FCR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }