OS IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA(PIBID) NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100236 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7376 "inscrito_id" => 7411 "titulo" => "OS IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA(PIBID) NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA\u{A0}REDE\u{A0}PÚBLICA DO CEARÁ." "resumo" => "A Química é uma disciplina que exige elevada capacidade de abstração para a compreensão de conceitos e propriedades. Aliado a isso, o uso do raciocínio lógico matemático para a resolução de problemas teóricos é de extrema relevância. No cotidiano, é fácil observar um distanciamento entre a teoria que embasa essa ciência natural e a percepção dos alunos, uma vez que as estratégias empregadas nas aulas teórico tradicionais são comumente limitadas no contexto de permitir ao aluno observar a aplicação da teoria e dos conceitos em seu dia a dia. Em decorrência disso, o desinteresse nesta disciplina se mostra relevante e preocupante. Neste trabalho são apresentados e discutidos diversos impactos decorrente das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Ceará, subprojeto do curso de licenciatura em Química, junto às turmas de 1°, 2° e 3° ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Santo Afonso. A abordagem comum utilizada em sala de aula é baseada na leitura de livros e resoluções de questões, com pouca ênfase a outras atividades que tragam mais dinamicidade com vistas a torna o conhecimento menos abstrato. A partir do uso do laboratório de química e dinâmicas em sala de aula, foram exploradas alternativas complementares como ferramentas de auxílio ao aprendizado na disciplina. A avaliação do impacto dessas estratégias foi avaliada por meio da aplicação de questionário estruturado em formulário e debates nas turmas que participaram do projeto com o intuito de obter dados comparativos acerca da motivação dos estudantes com as diferentes metodologias que foram aplicadas e o aprendizado gerado a partir delas. Os resultados esperados indicam que as aulas de Química com experimentações, ferramentas didáticas e lúdicas contribuem positivamente para a assimilação do assunto abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7411_TB7376_05122023234246.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE KELLY OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONIQUE" "autor_email" => "moniquek644@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100236 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7376 "inscrito_id" => 7411 "titulo" => "OS IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA(PIBID) NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DA\u{A0}REDE\u{A0}PÚBLICA DO CEARÁ." "resumo" => "A Química é uma disciplina que exige elevada capacidade de abstração para a compreensão de conceitos e propriedades. Aliado a isso, o uso do raciocínio lógico matemático para a resolução de problemas teóricos é de extrema relevância. No cotidiano, é fácil observar um distanciamento entre a teoria que embasa essa ciência natural e a percepção dos alunos, uma vez que as estratégias empregadas nas aulas teórico tradicionais são comumente limitadas no contexto de permitir ao aluno observar a aplicação da teoria e dos conceitos em seu dia a dia. Em decorrência disso, o desinteresse nesta disciplina se mostra relevante e preocupante. Neste trabalho são apresentados e discutidos diversos impactos decorrente das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Ceará, subprojeto do curso de licenciatura em Química, junto às turmas de 1°, 2° e 3° ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Santo Afonso. A abordagem comum utilizada em sala de aula é baseada na leitura de livros e resoluções de questões, com pouca ênfase a outras atividades que tragam mais dinamicidade com vistas a torna o conhecimento menos abstrato. A partir do uso do laboratório de química e dinâmicas em sala de aula, foram exploradas alternativas complementares como ferramentas de auxílio ao aprendizado na disciplina. A avaliação do impacto dessas estratégias foi avaliada por meio da aplicação de questionário estruturado em formulário e debates nas turmas que participaram do projeto com o intuito de obter dados comparativos acerca da motivação dos estudantes com as diferentes metodologias que foram aplicadas e o aprendizado gerado a partir delas. Os resultados esperados indicam que as aulas de Química com experimentações, ferramentas didáticas e lúdicas contribuem positivamente para a assimilação do assunto abordado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7411_TB7376_05122023234246.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE KELLY OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONIQUE" "autor_email" => "moniquek644@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }