PEDAGOGIA HOSPITALAR: O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96698 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2719 "inscrito_id" => 10034 "titulo" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR: O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS" "resumo" => "A pedagogia hospitalar surgiu em Paris em 1935, com o objetivo de fornecer educação para crianças especiais. Na França, foi criado o Centro Nacional de Estudos e Formação para Infância Surremes em 1939, que visava formar professores para trabalhar em hospitais. No Brasil, a pedagogia hospitalar começou a ser estudada e difundida por volta de 1950, no Rio de Janeiro, sendo o Hospital Municipal Jesus o primeiro local a implementar essa prática. A pedagogia hospitalar tem como foco atender crianças e adolescentes hospitalizados ou com problemas de saúde, garantindo que não tenham prejuízos acadêmicos e tenham acesso à educação, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. O papel do educador é ensinar e educar os pacientes fora do ambiente escolar, adaptando os métodos de ensino à sua nova rotina, com base na supervisão médica. A pedagogia hospitalar busca assegurar que os pacientes hospitalizados também tenham acesso à educação, proporcionando um ambiente dinâmico e atividades educativas adequadas às suas faixas etárias. A pedagogia hospitalar envolve a atuação conjunta do pedagogo, do hospital, da universidade e da escola do paciente, garantindo a continuidade dos estudos. A pedagogia hospitalar ainda é uma área em desenvolvimento que requer mais estudos e profissionais dispostos a adotar métodos de ensino diferenciados. É importante investir em estudos e profissionais qualificados nessa área para garantir o direito à educação de todos os pacientes hospitalizados e contribuir para sua formação como cidadãos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10034_TB2719_25052023102226.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA Olivei" "autor_email" => "gabi713oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96698 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2719 "inscrito_id" => 10034 "titulo" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR: O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS" "resumo" => "A pedagogia hospitalar surgiu em Paris em 1935, com o objetivo de fornecer educação para crianças especiais. Na França, foi criado o Centro Nacional de Estudos e Formação para Infância Surremes em 1939, que visava formar professores para trabalhar em hospitais. No Brasil, a pedagogia hospitalar começou a ser estudada e difundida por volta de 1950, no Rio de Janeiro, sendo o Hospital Municipal Jesus o primeiro local a implementar essa prática. A pedagogia hospitalar tem como foco atender crianças e adolescentes hospitalizados ou com problemas de saúde, garantindo que não tenham prejuízos acadêmicos e tenham acesso à educação, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. O papel do educador é ensinar e educar os pacientes fora do ambiente escolar, adaptando os métodos de ensino à sua nova rotina, com base na supervisão médica. A pedagogia hospitalar busca assegurar que os pacientes hospitalizados também tenham acesso à educação, proporcionando um ambiente dinâmico e atividades educativas adequadas às suas faixas etárias. A pedagogia hospitalar envolve a atuação conjunta do pedagogo, do hospital, da universidade e da escola do paciente, garantindo a continuidade dos estudos. A pedagogia hospitalar ainda é uma área em desenvolvimento que requer mais estudos e profissionais dispostos a adotar métodos de ensino diferenciados. É importante investir em estudos e profissionais qualificados nessa área para garantir o direito à educação de todos os pacientes hospitalizados e contribuir para sua formação como cidadãos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10034_TB2719_25052023102226.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA Olivei" "autor_email" => "gabi713oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }