TABULEIRO DOS ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FISIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98952 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5676 "inscrito_id" => 18966 "titulo" => "TABULEIRO DOS ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FISIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo mostrar a confecção de um jogo didático como ferramenta pedagógica, visando trabalhar a fisiologia do filo Arthropoda de forma lúdica. O ensino sobre a fisiologia de Arthropoda, apresenta-se como um conteúdo intenso e complexo, abrangendo diferentes sistemas fisiológicos, o que requer conhecimentos dos distintos grupos presentes no filo. Nesse sentido, o jogo didático demonstra ser uma ferramenta de aprendizagem significativa, permitindo ao docente contextualizar e desenvolver os conceitos fisiológicos de forma lúdica e facilitada, ampliando, assim, o interesse dos estudantes. O jogo intitulado como “Tabuleiro dos Artrópodes” busca trabalhar os conteúdos de forma simplificada e direta, priorizando a construção cognitiva do aluno e a valorização dos conhecimentos prévios. Para a sua produção, foi utilizada a plataforma Canva, onde foram elaborados 44 cards contendo informações simplificadas corretas e incorretas sobre os sistemas fisiológicos dos artrópodes com suas respectivas respostas. Montou-se um tabuleiro contendo 44 casas, impresso em material de baixo custo e duas peças representando os jogadores. Na aplicação, a turma deve ser dividida em dois grupos, posteriormente, seus representantes são escolhidos ficando responsáveis pela seleção do card e movimentação da peça no tabuleiro mediante enunciado da carta. Caso o card selecionado contenha informações corretas sobre o assunto, a peça deverá prosseguir uma casa, contudo, caso a informação esteja incorreta, a peça irá retroceder uma casa e o docente deve ressaltar as afirmações, corrigindo-as se necessário. Ganhará o jogo o grupo que percorrer todo o tabuleiro. Ao utilizar o jogo como ferramenta em sala de aula, o processo educativo torna-se mais dinâmico e significativo, proporcionando o entendimento facilitado do conteúdo por parte dos estudantes. Além disso, a dinamicidade do jogo, fortalece o engajamento estudantil para com a aula, visto que torna-os agentes atuantes do seu aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18966_TB5676_10122023182954.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÁZARO JOSÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LÁZARO" "autor_email" => "lazaro.jsouza@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98952 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5676 "inscrito_id" => 18966 "titulo" => "TABULEIRO DOS ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA FISIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo mostrar a confecção de um jogo didático como ferramenta pedagógica, visando trabalhar a fisiologia do filo Arthropoda de forma lúdica. O ensino sobre a fisiologia de Arthropoda, apresenta-se como um conteúdo intenso e complexo, abrangendo diferentes sistemas fisiológicos, o que requer conhecimentos dos distintos grupos presentes no filo. Nesse sentido, o jogo didático demonstra ser uma ferramenta de aprendizagem significativa, permitindo ao docente contextualizar e desenvolver os conceitos fisiológicos de forma lúdica e facilitada, ampliando, assim, o interesse dos estudantes. O jogo intitulado como “Tabuleiro dos Artrópodes” busca trabalhar os conteúdos de forma simplificada e direta, priorizando a construção cognitiva do aluno e a valorização dos conhecimentos prévios. Para a sua produção, foi utilizada a plataforma Canva, onde foram elaborados 44 cards contendo informações simplificadas corretas e incorretas sobre os sistemas fisiológicos dos artrópodes com suas respectivas respostas. Montou-se um tabuleiro contendo 44 casas, impresso em material de baixo custo e duas peças representando os jogadores. Na aplicação, a turma deve ser dividida em dois grupos, posteriormente, seus representantes são escolhidos ficando responsáveis pela seleção do card e movimentação da peça no tabuleiro mediante enunciado da carta. Caso o card selecionado contenha informações corretas sobre o assunto, a peça deverá prosseguir uma casa, contudo, caso a informação esteja incorreta, a peça irá retroceder uma casa e o docente deve ressaltar as afirmações, corrigindo-as se necessário. Ganhará o jogo o grupo que percorrer todo o tabuleiro. Ao utilizar o jogo como ferramenta em sala de aula, o processo educativo torna-se mais dinâmico e significativo, proporcionando o entendimento facilitado do conteúdo por parte dos estudantes. Além disso, a dinamicidade do jogo, fortalece o engajamento estudantil para com a aula, visto que torna-os agentes atuantes do seu aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18966_TB5676_10122023182954.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÁZARO JOSÉ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LÁZARO" "autor_email" => "lazaro.jsouza@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }