TRILHAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99199 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5992 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "TRILHAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Este estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica de alguns aspectos estudados em relação a recomposição das aprendizagens de estudantes do Ensino Fundamental, após o período pandêmico. Para tanto, buscou-se uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa com a compilação e comparação de dados relacionados ao desempenho dos estudantes da Rede Municipal de Campina Grande- PB ao final do ano de 2022 e o resultado das avaliações Diagnósticas do ano de 2023. O estudo discute o uso de trilhas de Aprendizagem como método de ensino. Reconhece que no período pandêmico, o processo de ensino e aprendizagem bem como o desenvolvimento de habilidades ocorreu de modo insuficiente e ocasionou prejuízos cognitivos e socioemocionais para todos os estudantes do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação, mapeou os estudantes com níveis de aprendizagem insuficiente nas avaliações escolares a fim de lhes oportunizar a recomposição das aprendizagens voltadas para o raciocínio lógico-matemático, habilidades de leitura e escrita e habilidades socioemocionais, no período de férias escolares, através do Projeto Sem Tempo a Perder. Para Muhammad et al. (2016, apud Lopes & Lima, 2019), as trilhas de aprendizagem ajudam a melhorar o conhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas, através de sequências de atividades, fornecendo-lhes objetos de aprendizagem mais adequados de acordo com características de aprendizagem dos estudantes. Assim, o Projeto aconteceu com Trilhas de Aprendizagem semanais, que garantiram situações de aprendizagem interdisciplinares, mediadas por professores de diferentes componentes curriculares, à 7.754 estudantes. As Trilhas de Aprendizagem abordaram três temas para os Anos Finais: Projeto de Vida, Empreendedorismo e Jogos e Mídias Digitais e três temas para os Anos Iniciais: Jogos e Brincadeiras, Eu e Minha Cidade e Educação Financeira. Eram compostas por atividades que cultivavam o interesse dos estudantes e o engajamento para o início do próximo ano letivo, garantindo que eles sejam protagonistas das ações propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID865_TB5992_20062023165057.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99199 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5992 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "TRILHAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Este estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica de alguns aspectos estudados em relação a recomposição das aprendizagens de estudantes do Ensino Fundamental, após o período pandêmico. Para tanto, buscou-se uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa com a compilação e comparação de dados relacionados ao desempenho dos estudantes da Rede Municipal de Campina Grande- PB ao final do ano de 2022 e o resultado das avaliações Diagnósticas do ano de 2023. O estudo discute o uso de trilhas de Aprendizagem como método de ensino. Reconhece que no período pandêmico, o processo de ensino e aprendizagem bem como o desenvolvimento de habilidades ocorreu de modo insuficiente e ocasionou prejuízos cognitivos e socioemocionais para todos os estudantes do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação, mapeou os estudantes com níveis de aprendizagem insuficiente nas avaliações escolares a fim de lhes oportunizar a recomposição das aprendizagens voltadas para o raciocínio lógico-matemático, habilidades de leitura e escrita e habilidades socioemocionais, no período de férias escolares, através do Projeto Sem Tempo a Perder. Para Muhammad et al. (2016, apud Lopes & Lima, 2019), as trilhas de aprendizagem ajudam a melhorar o conhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas, através de sequências de atividades, fornecendo-lhes objetos de aprendizagem mais adequados de acordo com características de aprendizagem dos estudantes. Assim, o Projeto aconteceu com Trilhas de Aprendizagem semanais, que garantiram situações de aprendizagem interdisciplinares, mediadas por professores de diferentes componentes curriculares, à 7.754 estudantes. As Trilhas de Aprendizagem abordaram três temas para os Anos Finais: Projeto de Vida, Empreendedorismo e Jogos e Mídias Digitais e três temas para os Anos Iniciais: Jogos e Brincadeiras, Eu e Minha Cidade e Educação Financeira. Eram compostas por atividades que cultivavam o interesse dos estudantes e o engajamento para o início do próximo ano letivo, garantindo que eles sejam protagonistas das ações propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID865_TB5992_20062023165057.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }