MOSTRAS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS PARA ALUNOS E DOCENTES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99905 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6927 "inscrito_id" => 4505 "titulo" => "MOSTRAS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS PARA ALUNOS E DOCENTES" "resumo" => "Diversas estratégias de ensino são empregadas nas escolas para fazer do aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. A morfologia, uma grande área que retrata as funções e partes do corpo humano, é um dos principais assuntos lecionados em sala de aula. Reportamos um novo método de ensino dos assuntos de anatomia, histologia e suas funções corporais, a realização de mostras escolares de morfologia, uma grande ação trazida pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará(UFC), através da parceria entre a liga e, as escolas públicas de nível médio e fundamental do interior do Ceará, principalmente. As mostras trazem peças anatômicas reais, lâminas histológicas e atividades lúdicas, que democratizam o conhecimento, amplificando o repertório dos discentes e professores contemplados.Dados coletados nas mostras realizadas pela LEME em Milhã e Mombaça, municípios do interior cearense, são exitosos e mostram a sua eficácia. Em Milhã, 100 % do público entrevistado (223 respostas) diz ter achado a mostra importante para o ensino de anatomia, onde 95,5% afirmou estar mais preparado em anatomia. Também 99,1% falou que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 92,4% diz-se estar mais preparado em histologia. Em Mombaça, 98,6% de 141 pessoas afirmaram ser importante a mostra para o ensino de anatomia, onde 93,6% disseram-se mais preparadas para tal. 97,6% também afirmaram que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 93,6% ponderaram estar mais preparadas em histologia. Quanto às atividades lúdicas, 99,6% em Milhã e 100% em Mombaça, avaliaram facilitar a aprendizagem. Numa perspectiva geral, ambas as mostras foram bem avaliadas pelos discentes e docentes de Milhã e Mombaça, os quais 90,6% e 93,8% respectivamente, avaliaram positivamente as atividades proporcionadas. Portanto, comprova-se a importância das mostras escolares de morfologia para o ensino nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4505_TB6927_04072023214203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS ANDRADE MELO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => "jonasandradeodonto@alu.uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99905 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6927 "inscrito_id" => 4505 "titulo" => "MOSTRAS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS PARA ALUNOS E DOCENTES" "resumo" => "Diversas estratégias de ensino são empregadas nas escolas para fazer do aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. A morfologia, uma grande área que retrata as funções e partes do corpo humano, é um dos principais assuntos lecionados em sala de aula. Reportamos um novo método de ensino dos assuntos de anatomia, histologia e suas funções corporais, a realização de mostras escolares de morfologia, uma grande ação trazida pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará(UFC), através da parceria entre a liga e, as escolas públicas de nível médio e fundamental do interior do Ceará, principalmente. As mostras trazem peças anatômicas reais, lâminas histológicas e atividades lúdicas, que democratizam o conhecimento, amplificando o repertório dos discentes e professores contemplados.Dados coletados nas mostras realizadas pela LEME em Milhã e Mombaça, municípios do interior cearense, são exitosos e mostram a sua eficácia. Em Milhã, 100 % do público entrevistado (223 respostas) diz ter achado a mostra importante para o ensino de anatomia, onde 95,5% afirmou estar mais preparado em anatomia. Também 99,1% falou que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 92,4% diz-se estar mais preparado em histologia. Em Mombaça, 98,6% de 141 pessoas afirmaram ser importante a mostra para o ensino de anatomia, onde 93,6% disseram-se mais preparadas para tal. 97,6% também afirmaram que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 93,6% ponderaram estar mais preparadas em histologia. Quanto às atividades lúdicas, 99,6% em Milhã e 100% em Mombaça, avaliaram facilitar a aprendizagem. Numa perspectiva geral, ambas as mostras foram bem avaliadas pelos discentes e docentes de Milhã e Mombaça, os quais 90,6% e 93,8% respectivamente, avaliaram positivamente as atividades proporcionadas. Portanto, comprova-se a importância das mostras escolares de morfologia para o ensino nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4505_TB6927_04072023214203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS ANDRADE MELO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => "jonasandradeodonto@alu.uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }