O (DES)SIGNIFICADO DOS ESPAÇOS DO APRENDER: UMA FENOMENOLOGIA DAS FORMAS-CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
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Diante do exposto, este trabalho sintetiza como as formas-conteúdos miltonianas são também conteúdos, objetivos e métodos na perspectiva de Libâneo. Para esta investigação, utilizamos a fenomenologia e o método fenomenológico como responsável por articular estes dois pensadores afim de analisar os discursos intencionais humanos que atribuem valor e significado às formas-conteúdo na sua função de objetos de aprendizagem. Assim, o trabalho constitui em sua essência uma visão fenomenológica da educação geográfica. Os principais referenciais teóricos utilizados são as obras 'Didática', 'O Espaço do Cidadão' e 'A Natureza do Espaço', além de trechos de obras complementares como 'Topofilia' e 'Espaço e Lugar' (ambas de Yi Fu Tuan), 'Filosofia da Caixa-Preta' e 'Fenomenologia do Brasileiro' (ambas de Vilém Flusser), 'Psicopolítica', 'A Agonia de Eros' e' Não-coisas' (de Byung-Chul Han) e, por fim, 'Pedagogia da Autonomia' e 'Pedagogia do Oprimido', de Paulo Freire. 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