PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS ALÉM DA SALA DE AULA UNIVERSO DIGITAL É A APENAS UM MODISMO DOCENTE DO SÉCULO XXI?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97176 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3349 "inscrito_id" => 10055 "titulo" => "PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS ALÉM DA SALA DE AULA UNIVERSO DIGITAL É A APENAS UM MODISMO DOCENTE DO SÉCULO XXI?" "resumo" => "Historicamente é possível perceber que o universo da sala de aula passou e passa por constante transformação. Neste contexto, é possível perceber que o profissional da educação também passou por uma transformação profissional, principalmente durante os momentos de isolamento social contra a COVID 19, cujo profissionais estiveram que criar metodologias que atendessem a classe discente síncrona e assíncrona. Desse modo, o presente resumo tem como objetivo central analisar os desafios do profissional da educação no século XXI, além de descrever as novas competências digitais envolvidas no exercício docente e descrever a influência da cultura digital no seio educacional. Com isso, os principais desafios do profissional da educação com o universo das TDICS em sala de aula também são explanados e fundamentados. Através do método utilizado, bibliográfico qualitativo, se vislumbra a forte presença das doutrinas de Perrenoud (2009), eleitas pela profundidade da temática das competências docentes. Nesta perspectiva, foi encontrado através do acervo digital do Centro de Estudos Educação e Sociedade de Campinas diretrizes completas sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor que traz questões centrais do trabalho e o site do Ministério da Educação e Cultura contribuiu com as legislações, sendo o aspecto legal onde se percebe o caráter compulsório da cultura digital na educação. Nas considerações finais harmonizando todos os elementos e trazendo a perspectiva necessitou se adaptar constantemente a todas essas modificações. Neste trabalho buscou-se como da esperança no desenvolvimento de que toda a sociedade está sendo beneficiada com os avanços tecnológicos e que não apenas são necessários, mas fazem parte do dia a dia de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10055_TB3349_10122023233236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosemeire" "autor_email" => "profrosemeireguedes@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97176 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3349 "inscrito_id" => 10055 "titulo" => "PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS ALÉM DA SALA DE AULA UNIVERSO DIGITAL É A APENAS UM MODISMO DOCENTE DO SÉCULO XXI?" "resumo" => "Historicamente é possível perceber que o universo da sala de aula passou e passa por constante transformação. Neste contexto, é possível perceber que o profissional da educação também passou por uma transformação profissional, principalmente durante os momentos de isolamento social contra a COVID 19, cujo profissionais estiveram que criar metodologias que atendessem a classe discente síncrona e assíncrona. Desse modo, o presente resumo tem como objetivo central analisar os desafios do profissional da educação no século XXI, além de descrever as novas competências digitais envolvidas no exercício docente e descrever a influência da cultura digital no seio educacional. Com isso, os principais desafios do profissional da educação com o universo das TDICS em sala de aula também são explanados e fundamentados. Através do método utilizado, bibliográfico qualitativo, se vislumbra a forte presença das doutrinas de Perrenoud (2009), eleitas pela profundidade da temática das competências docentes. Nesta perspectiva, foi encontrado através do acervo digital do Centro de Estudos Educação e Sociedade de Campinas diretrizes completas sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor que traz questões centrais do trabalho e o site do Ministério da Educação e Cultura contribuiu com as legislações, sendo o aspecto legal onde se percebe o caráter compulsório da cultura digital na educação. Nas considerações finais harmonizando todos os elementos e trazendo a perspectiva necessitou se adaptar constantemente a todas essas modificações. Neste trabalho buscou-se como da esperança no desenvolvimento de que toda a sociedade está sendo beneficiada com os avanços tecnológicos e que não apenas são necessários, mas fazem parte do dia a dia de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10055_TB3349_10122023233236.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosemeire" "autor_email" => "profrosemeireguedes@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }