PROVA ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA & ENSINO-APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES DA ESTRUTURA FORMAL E CONTEXTO DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DO ENUNCIADO E DESCRITOR/HABILIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98445 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5026 "inscrito_id" => 2163 "titulo" => "PROVA ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA & ENSINO-APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES DA ESTRUTURA FORMAL E CONTEXTO DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DO ENUNCIADO E DESCRITOR/HABILIDADE" "resumo" => "O presente estudo objetiva analisar os enunciados e os descritores de uma prova escrita de Língua Portuguesa. Na prova, não só o enunciado, também o descritor, se desconhecido, é um indicador que pode prejudicar o desempenho do estudante, pois se faz necessário entender a caracterização de uma prova, a compreensão dos processos que subjazem seus objetivos, a estrutura, a condição de produção e identificação da interpretação de seus enunciados e descritores. Daí surge um questionamento, a prova escrita de Língua Portuguesa tem sido instrumento facilitador na aquisição de conhecimentos, favorecendo correspondência entre enunciado e descritor? Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, qualiquantitativa, e de campo. Os resultados da pesquisa constataram que as dificuldades de compreensão dos estudantes, ora se deve aos exercícios de sala de aula possuir uma estrutura diferenciada da prova, ora a falta de conhecimento do conteúdo, ora dificuldade de compreender os enunciados e desconhecimento do descritor. A prova para o estudante deve favorecer a aquisição da aprendizagem e para o professor fonte de avaliação de sua prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2163_TB5026_10122023183301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOCORRO LUCENA/ BRIM" "autor_nome_curto" => "Profa. Brim" "autor_email" => "mariasilva@fiponline.edu." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98445 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5026 "inscrito_id" => 2163 "titulo" => "PROVA ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA & ENSINO-APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES DA ESTRUTURA FORMAL E CONTEXTO DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DO ENUNCIADO E DESCRITOR/HABILIDADE" "resumo" => "O presente estudo objetiva analisar os enunciados e os descritores de uma prova escrita de Língua Portuguesa. Na prova, não só o enunciado, também o descritor, se desconhecido, é um indicador que pode prejudicar o desempenho do estudante, pois se faz necessário entender a caracterização de uma prova, a compreensão dos processos que subjazem seus objetivos, a estrutura, a condição de produção e identificação da interpretação de seus enunciados e descritores. Daí surge um questionamento, a prova escrita de Língua Portuguesa tem sido instrumento facilitador na aquisição de conhecimentos, favorecendo correspondência entre enunciado e descritor? Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, qualiquantitativa, e de campo. Os resultados da pesquisa constataram que as dificuldades de compreensão dos estudantes, ora se deve aos exercícios de sala de aula possuir uma estrutura diferenciada da prova, ora a falta de conhecimento do conteúdo, ora dificuldade de compreender os enunciados e desconhecimento do descritor. A prova para o estudante deve favorecer a aquisição da aprendizagem e para o professor fonte de avaliação de sua prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2163_TB5026_10122023183301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOCORRO LUCENA/ BRIM" "autor_nome_curto" => "Profa. Brim" "autor_email" => "mariasilva@fiponline.edu." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }