O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO ALFABETIZADOR: INTEGRANTES SIMULTÂNEOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97475 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3764 "inscrito_id" => 11253 "titulo" => "O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO ALFABETIZADOR: INTEGRANTES SIMULTÂNEOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre os diversos enveredamentos trilhado pelos professores alfabetizadores que buscam estratégias inovadoras objetivando êxito durante o processo de alfabetização de nossas crianças. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos pedagógicos que referenciam e direcionam a prática docente dos professores durante o ciclo de alfabetização. O trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa bibliográfica, etnográfica e qualitativa. Acreditamos que a sala de aula é um espaço onde se socializam saberes e constrói aprendizagens, principalmente para aqueles que escolheram trilhar pelos os caminhos da docência. O processo de construção da leitura e escrita durante o ciclo de alfabetização será o ponto de partida do referido artigo, cujo foco das observações e reflexões será o caminho trilhado pelo professor alfabetizar em prol de uma alfabetização consolidada com exatidão e sucesso. Esta produção está fundamentada nas ideias defendidas por Freire(1996), Minayo(1994), DCNEI(2012) e BNCC(2022). A análise indicou que as atuais estratégias utilizadas por nossos docentes em regência de sala são de grande relevância para o bom desempenho dos alunos que se encontram em processo de alfabetização. O desenvolvimento e a aplicabilidade de estratégias diferenciadas durante o ciclo de alfabetização pode ser o fator determinante neste processo identitário da leitura e da escrita em crianças que se encontram em processo de alfabetização. Temos a compreensão que a atividade profissional do professor alfabetizador deve ser a mediação existente entre a criança que aprende através de metodologias diversificadas e o conteúdo ensinado pelo referido professor; portanto, alfabetizar não é uma tarefa fácil, porém, é algo fantástico, quando descobrimos a metodologia adequada capaz de consolidar o processo de construção da leitura e escrita de nossos pequenos aprendentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11253_TB3764_23092023215344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97475 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3764 "inscrito_id" => 11253 "titulo" => "O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO ALFABETIZADOR: INTEGRANTES SIMULTÂNEOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre os diversos enveredamentos trilhado pelos professores alfabetizadores que buscam estratégias inovadoras objetivando êxito durante o processo de alfabetização de nossas crianças. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos pedagógicos que referenciam e direcionam a prática docente dos professores durante o ciclo de alfabetização. O trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa bibliográfica, etnográfica e qualitativa. Acreditamos que a sala de aula é um espaço onde se socializam saberes e constrói aprendizagens, principalmente para aqueles que escolheram trilhar pelos os caminhos da docência. O processo de construção da leitura e escrita durante o ciclo de alfabetização será o ponto de partida do referido artigo, cujo foco das observações e reflexões será o caminho trilhado pelo professor alfabetizar em prol de uma alfabetização consolidada com exatidão e sucesso. Esta produção está fundamentada nas ideias defendidas por Freire(1996), Minayo(1994), DCNEI(2012) e BNCC(2022). A análise indicou que as atuais estratégias utilizadas por nossos docentes em regência de sala são de grande relevância para o bom desempenho dos alunos que se encontram em processo de alfabetização. O desenvolvimento e a aplicabilidade de estratégias diferenciadas durante o ciclo de alfabetização pode ser o fator determinante neste processo identitário da leitura e da escrita em crianças que se encontram em processo de alfabetização. Temos a compreensão que a atividade profissional do professor alfabetizador deve ser a mediação existente entre a criança que aprende através de metodologias diversificadas e o conteúdo ensinado pelo referido professor; portanto, alfabetizar não é uma tarefa fácil, porém, é algo fantástico, quando descobrimos a metodologia adequada capaz de consolidar o processo de construção da leitura e escrita de nossos pequenos aprendentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11253_TB3764_23092023215344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES" "autor_nome_curto" => "EDMILSON" "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }