PROJETO CABIDE LITERÁRIO: INTERCONEXÕES NA PRÁTICA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97834 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4246 "inscrito_id" => 17158 "titulo" => "PROJETO CABIDE LITERÁRIO: INTERCONEXÕES NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na biblioteca de uma escola pública de Fortaleza (CE), com a finalidade de incentivar o letramento, transformando o ato de ler em um momento espontâneo, dialógico e afetivo, como forma de contribuir com a prática docente. Por isso, surgiu o objetivo deste trabalho que é refletir sobre as necessidades que emergiram diante deste projeto de intervenção referente as demandas no que se refere aos conflitos que impossibilitava a continuidade das diferentes estratégias do projeto da biblioteca escolar. Para isso, buscou-se alguns teóricos para conversar com a temática, dentre os quais: Simmel (1993) e Freitas (2003); sobre o estudo do conflito e violência; Vezzulla (2010) e Chrispino (2007) referente a mediação de conflitos; à concepção de educação com Durkheim (2016) e Silva (2023). A metodologia escolhida perpassa um conjunto de estratégias, dentre as quais: leituras sobre o tema; análise de documentos e legislação; observação participante e utilização de diário de campo. Os resultados obtidos são: necessidade de mediar diálogos diante de conflitos que emergiam das relações entre estudantes, professores, família e escola; construção de uma rede de parcerias para lidar com as necessidades da mediação de conflitos e discussão de um projeto voltado para lidar com os conflitos e as violências escolares. Portanto, apesar de apontar alguns resultados, a ideia é corroborar com o debate sobre as atividades educacionais que impactam o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17158_TB4246_11112023114654.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MERYSANY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MERYSANY" "autor_email" => "merysany@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97834 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4246 "inscrito_id" => 17158 "titulo" => "PROJETO CABIDE LITERÁRIO: INTERCONEXÕES NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na biblioteca de uma escola pública de Fortaleza (CE), com a finalidade de incentivar o letramento, transformando o ato de ler em um momento espontâneo, dialógico e afetivo, como forma de contribuir com a prática docente. Por isso, surgiu o objetivo deste trabalho que é refletir sobre as necessidades que emergiram diante deste projeto de intervenção referente as demandas no que se refere aos conflitos que impossibilitava a continuidade das diferentes estratégias do projeto da biblioteca escolar. Para isso, buscou-se alguns teóricos para conversar com a temática, dentre os quais: Simmel (1993) e Freitas (2003); sobre o estudo do conflito e violência; Vezzulla (2010) e Chrispino (2007) referente a mediação de conflitos; à concepção de educação com Durkheim (2016) e Silva (2023). A metodologia escolhida perpassa um conjunto de estratégias, dentre as quais: leituras sobre o tema; análise de documentos e legislação; observação participante e utilização de diário de campo. Os resultados obtidos são: necessidade de mediar diálogos diante de conflitos que emergiam das relações entre estudantes, professores, família e escola; construção de uma rede de parcerias para lidar com as necessidades da mediação de conflitos e discussão de um projeto voltado para lidar com os conflitos e as violências escolares. Portanto, apesar de apontar alguns resultados, a ideia é corroborar com o debate sobre as atividades educacionais que impactam o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17158_TB4246_11112023114654.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MERYSANY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MERYSANY" "autor_email" => "merysany@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }