EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE CAPACITAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98458 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5044 "inscrito_id" => 15006 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE CAPACITAÇÃO" "resumo" => "A inclusão escolar é um processo fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, levando em consideração suas características individuais e realidades pessoais. Independentemente de raça, etnia, gênero, situação socioeconômica, deficiências ou outros aspectos, a escola deve ser capaz de acolher cada aluno e oferecer respostas educativas que sejam adequadas às suas habilidades, necessidades e expectativas. É essencial destacar que as discussões sobre inclusão não devem se limitar apenas aos direitos das pessoas com deficiência. Vivemos em uma sociedade onde diversas formas de preconceito e discriminação são social e historicamente produzidas, afetando os diferentes contextos e ambientes da vida coletiva, inclusive o ambiente escolar, que pode ser marcado por exclusões. Essas discussões ocupam um espaço amplo e significativo em diversos setores da sociedade, especialmente na educação, que é um contexto heterogêneo e democrático. No entanto, quando essas diferenças são interpretadas de forma a criar disparidades entre indivíduos e grupos sociais, resultando em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, ocorre o estabelecimento da desigualdade. Devemos refletir sobre o que pensamos e como defendemos os ideais de inclusão, reconhecendo a importância de promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas características individuais, para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. As diferenças culturais, físicas, sociais, intelectuais, de gênero, faixa etária e tantas outras estão presentes em todos os grupos humanos e, quando são respeitadas, contribuem para a inclusão, o respeito e a vivência democrática. É necessário reconhecer e respeitar as diferenças, proporcionando condições equitativas para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial plenamente. Portanto, é essencial promover a capacitação das pessoas sobre a importância do respeito às diferenças e a implementação de políticas e práticas que garantam a igualdade de oportunidades para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15006_TB5044_19062023195542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO KAWAN ROCHA BACELAR" "autor_nome_curto" => "Kawan Bacelar" "autor_email" => "kawanbacelar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98458 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5044 "inscrito_id" => 15006 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE CAPACITAÇÃO" "resumo" => "A inclusão escolar é um processo fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, levando em consideração suas características individuais e realidades pessoais. Independentemente de raça, etnia, gênero, situação socioeconômica, deficiências ou outros aspectos, a escola deve ser capaz de acolher cada aluno e oferecer respostas educativas que sejam adequadas às suas habilidades, necessidades e expectativas. É essencial destacar que as discussões sobre inclusão não devem se limitar apenas aos direitos das pessoas com deficiência. Vivemos em uma sociedade onde diversas formas de preconceito e discriminação são social e historicamente produzidas, afetando os diferentes contextos e ambientes da vida coletiva, inclusive o ambiente escolar, que pode ser marcado por exclusões. Essas discussões ocupam um espaço amplo e significativo em diversos setores da sociedade, especialmente na educação, que é um contexto heterogêneo e democrático. No entanto, quando essas diferenças são interpretadas de forma a criar disparidades entre indivíduos e grupos sociais, resultando em desequilíbrio no acesso e na garantia de direitos, ocorre o estabelecimento da desigualdade. Devemos refletir sobre o que pensamos e como defendemos os ideais de inclusão, reconhecendo a importância de promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente de suas características individuais, para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. As diferenças culturais, físicas, sociais, intelectuais, de gênero, faixa etária e tantas outras estão presentes em todos os grupos humanos e, quando são respeitadas, contribuem para a inclusão, o respeito e a vivência democrática. É necessário reconhecer e respeitar as diferenças, proporcionando condições equitativas para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial plenamente. Portanto, é essencial promover a capacitação das pessoas sobre a importância do respeito às diferenças e a implementação de políticas e práticas que garantam a igualdade de oportunidades para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15006_TB5044_19062023195542.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO KAWAN ROCHA BACELAR" "autor_nome_curto" => "Kawan Bacelar" "autor_email" => "kawanbacelar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }