FÍSICA E MOBILIDADE URBANA: O USO DA BICICLETA E A PROBLEMÁTICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE NA CIDADE DE PATOS-PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98460 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5046 "inscrito_id" => 20338 "titulo" => "FÍSICA E MOBILIDADE URBANA: O USO DA BICICLETA E A PROBLEMÁTICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE NA CIDADE DE PATOS-PB" "resumo" => "O trabalho descreve um projeto realizado na E.E.E.F.M. Rio Branco, sob a organização da professora de Física, que ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, desenvolvido com base na educação para o trânsito proposto no CTB, e que dificilmente é trabalhado nas escolas. Através da pesquisa e exposição dos problemas enfrentados no trânsito da cidade por todos os cidadãos, e inclusive por aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte, devido questões financeiras e alto preço da gasolina, pode-se perceber, principalmente nas atividades de pesquisa de opinião, em muitas respostas, a preocupação dos alunos não somente com eles, como no caso daqueles que não tem transporte particular para se locomover até a escola, por exemplo, mas também uma preocupação com os mais idosos, ao desejarem que a cidade possua um transporte coletivo de qualidade e com menores preços (o transporte mais acessível as pessoas de menor poder aquisitivo é a utilização dos moto-táxis, sendo que os mais idosos e pessoas com deficiência não podem fazer uso dos mesmos). Também sendo discutido a conscientização para a redução da poluição e melhoria na qualidade de vida. O segundo momento ocorreu buscando junto aos discentes, uma proposta de soluções para o maior uso da bicicleta pela população, que já vem ocorrendo, inclusive entre os jovens, porém com maior segurança, através da educação e responsabilidade no trânsito por todos os envolvidos, e também uma maior cobrança de todos os envolvidos no uso de políticas públicas que possam melhorar a mobilidade urbana da cidade. O projeto se baseou na percepção das dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem da Física, assim como todas as disciplinas da área das ciências exatas, fazendo-se necessário um maior foco em metodologias que explore a historicidade e aplicabilidade da ciência, que pode tornar o ensino de Física mais rico e interessante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20338_TB5046_20072023211235.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE RAMOS LIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELLE" "autor_email" => "andrielle_rll@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98460 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5046 "inscrito_id" => 20338 "titulo" => "FÍSICA E MOBILIDADE URBANA: O USO DA BICICLETA E A PROBLEMÁTICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE NA CIDADE DE PATOS-PB" "resumo" => "O trabalho descreve um projeto realizado na E.E.E.F.M. Rio Branco, sob a organização da professora de Física, que ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, desenvolvido com base na educação para o trânsito proposto no CTB, e que dificilmente é trabalhado nas escolas. Através da pesquisa e exposição dos problemas enfrentados no trânsito da cidade por todos os cidadãos, e inclusive por aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte, devido questões financeiras e alto preço da gasolina, pode-se perceber, principalmente nas atividades de pesquisa de opinião, em muitas respostas, a preocupação dos alunos não somente com eles, como no caso daqueles que não tem transporte particular para se locomover até a escola, por exemplo, mas também uma preocupação com os mais idosos, ao desejarem que a cidade possua um transporte coletivo de qualidade e com menores preços (o transporte mais acessível as pessoas de menor poder aquisitivo é a utilização dos moto-táxis, sendo que os mais idosos e pessoas com deficiência não podem fazer uso dos mesmos). Também sendo discutido a conscientização para a redução da poluição e melhoria na qualidade de vida. O segundo momento ocorreu buscando junto aos discentes, uma proposta de soluções para o maior uso da bicicleta pela população, que já vem ocorrendo, inclusive entre os jovens, porém com maior segurança, através da educação e responsabilidade no trânsito por todos os envolvidos, e também uma maior cobrança de todos os envolvidos no uso de políticas públicas que possam melhorar a mobilidade urbana da cidade. O projeto se baseou na percepção das dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem da Física, assim como todas as disciplinas da área das ciências exatas, fazendo-se necessário um maior foco em metodologias que explore a historicidade e aplicabilidade da ciência, que pode tornar o ensino de Física mais rico e interessante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20338_TB5046_20072023211235.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE RAMOS LIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "ANDRIELLE" "autor_email" => "andrielle_rll@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }