COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: ALGUNS OLHARES SOBRE A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DOS DOCENTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO/AL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100294 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7459 "inscrito_id" => 18245 "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: ALGUNS OLHARES SOBRE A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DOS DOCENTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO/AL" "resumo" => "RESUMO Este trabalho objetiva lançar alguns olhares de maneira reflexiva e fazer uma análise da atuação da coordenação pedagógica no seu papel de formador dos docentes, tomando por base as diretrizes do HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo na Escola que apresenta o coordenador pedagógico como o articulador e mediador da formação continuada dos professores no ambiente escolar por conceber que a escola é o espaço propicio para tematização e reconstrução da prática pedagógica. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram as contribuições de Almeida (2001), Libâneo (2004), Nóvoa (1991), Candau (1997), Lück (2015) entre outros teóricos, a pesquisa pretende constatar que o papel de formador do coordenador pedagógico é essencial para a formação docente. Metodologicamente utilizou-se aspectos qualitativos e quantitativos. A abordagem quantitativa foi por meio de questionários aplicados a vinte e dois coordenadores pedagógicos dos anos iniciais em escolas da rede municipal de ensino de Rio Largo/AL, no intuito de coletar informações e dados gerais sobre a função de formador na escola e suas impressões sobre os impactos formativos na prática de ensino dos professores. A abordagem qualitativa, com a investigação in locu, aconteceu a partir de escolas focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde acompanhamos a atuação de cinco coordenadores pedagógicos, em seis momentos de HTPC. Como resultados analisaram-se que, apesar dos desafios e das inúmeras tarefas que tem o coordenador pedagógico, estes profissionais conseguiram desenvolver uma proposta de formação continuada dos docentes em serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela Semed/Rio Largo e os anseios apresentados pelos professores em suas escolas, nas escolas focais averiguou-se que a partir das formações as práticas pedagógicas dos professores tornaram-se mais consistentes e houve melhora na aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18245_TB7459_10122023225416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA MARIA" "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100294 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7459 "inscrito_id" => 18245 "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: ALGUNS OLHARES SOBRE A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DOS DOCENTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO LARGO/AL" "resumo" => "RESUMO Este trabalho objetiva lançar alguns olhares de maneira reflexiva e fazer uma análise da atuação da coordenação pedagógica no seu papel de formador dos docentes, tomando por base as diretrizes do HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo na Escola que apresenta o coordenador pedagógico como o articulador e mediador da formação continuada dos professores no ambiente escolar por conceber que a escola é o espaço propicio para tematização e reconstrução da prática pedagógica. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram as contribuições de Almeida (2001), Libâneo (2004), Nóvoa (1991), Candau (1997), Lück (2015) entre outros teóricos, a pesquisa pretende constatar que o papel de formador do coordenador pedagógico é essencial para a formação docente. Metodologicamente utilizou-se aspectos qualitativos e quantitativos. A abordagem quantitativa foi por meio de questionários aplicados a vinte e dois coordenadores pedagógicos dos anos iniciais em escolas da rede municipal de ensino de Rio Largo/AL, no intuito de coletar informações e dados gerais sobre a função de formador na escola e suas impressões sobre os impactos formativos na prática de ensino dos professores. A abordagem qualitativa, com a investigação in locu, aconteceu a partir de escolas focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde acompanhamos a atuação de cinco coordenadores pedagógicos, em seis momentos de HTPC. Como resultados analisaram-se que, apesar dos desafios e das inúmeras tarefas que tem o coordenador pedagógico, estes profissionais conseguiram desenvolver uma proposta de formação continuada dos docentes em serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela Semed/Rio Largo e os anseios apresentados pelos professores em suas escolas, nas escolas focais averiguou-se que a partir das formações as práticas pedagógicas dos professores tornaram-se mais consistentes e houve melhora na aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18245_TB7459_10122023225416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA MARIA" "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }