UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96441 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2356 "inscrito_id" => 13181 "titulo" => "UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação busca promover um diálogo equitativo entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial na Escola Básica. O estágio curricular na condição de campo de pesquisa, permite ao futuro professor uma aproximação com a realidade escolar além de proporcionar experiências para o licenciando no decorrer de sua formação. Este texto coloca em relevo as vivências e a trajetória formativa de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática de universidade pública no percurso do Estágio Supervisionado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as aprendizagens construídas da estagiária no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática. A realização deste estudo ocorreu à luz da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que a estagiária observa a prática do professor supervisor do estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Freire (1996), Tardiff (2002), Nóvoa (1992), Alarcão (1996), Pimenta (2022) e do enfoque teórico da aprendizagem significativa. As atividades desenvolvidas contribuíram bastante para a formação acadêmica, profissional e pessoal da estagiária refletindo assim sobre os processos de ensino aprendizagens. Propiciando uma análise de como lecionar uma aula da melhor forma possível, sempre se preocupando com o aprendizado significativo do aluno possibilitando um ensino interdisciplinar, lúdico, dinâmico, interativo e com sentido para a vida do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13181_TB2356_20112023150123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL DA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA IZABEL" "autor_email" => "maryizabel210d@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96441 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2356 "inscrito_id" => 13181 "titulo" => "UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de graduação busca promover um diálogo equitativo entre a teoria e a prática vivenciada na formação inicial na Escola Básica. O estágio curricular na condição de campo de pesquisa, permite ao futuro professor uma aproximação com a realidade escolar além de proporcionar experiências para o licenciando no decorrer de sua formação. Este texto coloca em relevo as vivências e a trajetória formativa de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática de universidade pública no percurso do Estágio Supervisionado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as aprendizagens construídas da estagiária no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática. A realização deste estudo ocorreu à luz da abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que a estagiária observa a prática do professor supervisor do estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Freire (1996), Tardiff (2002), Nóvoa (1992), Alarcão (1996), Pimenta (2022) e do enfoque teórico da aprendizagem significativa. As atividades desenvolvidas contribuíram bastante para a formação acadêmica, profissional e pessoal da estagiária refletindo assim sobre os processos de ensino aprendizagens. Propiciando uma análise de como lecionar uma aula da melhor forma possível, sempre se preocupando com o aprendizado significativo do aluno possibilitando um ensino interdisciplinar, lúdico, dinâmico, interativo e com sentido para a vida do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13181_TB2356_20112023150123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL DA SILVA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARIA IZABEL" "autor_email" => "maryizabel210d@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }