LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO BIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95131 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 7532 "titulo" => "LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO BIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Processos de conceitualização compreendidos enquanto construtos de uma evolução histórico-cultural vem alcançando cada vez mais destaque no cenário educacional. A preocupação contínua com o cumprimento de metas tem sido gradativamente substituída por propostas que permitam o aprender a pensar e, pensando, aprender a fazer e a ser. Frente a esta demanda, o presente estudo buscou compreender a relação cognição-aprendizagem a partir da aplicação de uma sequência de atividades transdisciplinares sob o contexto da polinização e foco no desenvolvimento do letramento científico e da linguagem da Ciência em turmas do 5º Ano do ensino fundamental de uma escola pública do Região Metropolitana do Recife, integrando o experimento formativo da perspectiva desenvolvimental de Davidov com a orientação do ensino por etapas de Galperin. Resultados apontam para a essencialidade da condução orientada, flexível e dialética em conjunto com a autonomia dos estudantes de modo a aproximar a prática e o campo teórico da realidade dos aprendizes, tornando, dessa maneira, o conhecimento significativo, instrumento do pensamento, ampliando a habilidade de combinar, discriminar, isolar, decompor, analisar, sintetizar, generalizar e até abstrair, ações fundamentais para o desenvolvimento cógnito e a evolução na percepção e compreensão de conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7532_TB646_11102023155809.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA FREITAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronicafreisi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95131 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 7532 "titulo" => "LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO BIOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Processos de conceitualização compreendidos enquanto construtos de uma evolução histórico-cultural vem alcançando cada vez mais destaque no cenário educacional. A preocupação contínua com o cumprimento de metas tem sido gradativamente substituída por propostas que permitam o aprender a pensar e, pensando, aprender a fazer e a ser. Frente a esta demanda, o presente estudo buscou compreender a relação cognição-aprendizagem a partir da aplicação de uma sequência de atividades transdisciplinares sob o contexto da polinização e foco no desenvolvimento do letramento científico e da linguagem da Ciência em turmas do 5º Ano do ensino fundamental de uma escola pública do Região Metropolitana do Recife, integrando o experimento formativo da perspectiva desenvolvimental de Davidov com a orientação do ensino por etapas de Galperin. Resultados apontam para a essencialidade da condução orientada, flexível e dialética em conjunto com a autonomia dos estudantes de modo a aproximar a prática e o campo teórico da realidade dos aprendizes, tornando, dessa maneira, o conhecimento significativo, instrumento do pensamento, ampliando a habilidade de combinar, discriminar, isolar, decompor, analisar, sintetizar, generalizar e até abstrair, ações fundamentais para o desenvolvimento cógnito e a evolução na percepção e compreensão de conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7532_TB646_11102023155809.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA FREITAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronicafreisi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }