Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA CORRELACIONADO A DIDÁTICA DE MARIA CANDAU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96068
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1861
    "inscrito_id" => 12030
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA CORRELACIONADO A DIDÁTICA DE MARIA CANDAU"
    "resumo" => "No âmbito educacional do ensino médio, as metodologias empregadas no ensino de Física são responsáveis pelo maior ou menor interesse dos alunos, bem como, pela aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Os professores de Física que analisam e avaliam, através de testes, a aprendizagem de um determinado conteúdo, deparam-se normalmente com respostas incorretas ou inadequadas. Estas respostas parecem estar baseadas em ideias que dependem do lugar, da idade, do contexto cultural e do eventual ensino ao qual os alunos foram submetidos. Assim, o que poderíamos fazer para que o processo de ensino-aprendizagem em Física ocorresse de forma significativa? E como fazer a atenção destes jovens voltarem-se à ciência, especialmente a Física? Para responder esta questão, procedeu-se uma investigação bibliográfica sobre a temática, tendo como principal referencia o livro “a didática em questão” de Vera Maria Candau. Com isso, temos como objetivo discutir como melhorar o ensino de Física utilizando o método didático defendido por Candau. Conclui-se que o professor, como educador, deve estimular no aluno a buscar pelo conhecimento mediante uma didática que torne o ensino eficiente visto que, por se tratar de uma disciplina complexa de difícil entendimento, os alunos não estão devidamente preparados para raciocinar dentro dos conteúdos da mesma. Em suma, este estudo possibilitou compreender a didática defendida por Candau e como ela pode ser utilizada pelos docentes, tornado assim, de fácil compreensão o conhecimento sobre física e não mais um obstáculo pedagógico que independe do contexto em que o discente está inserido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12030_TB1861_24102023143431.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANE DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "TACIANE"
    "autor_email" => "tacianedearaujo0@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96068
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1861
    "inscrito_id" => 12030
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA CORRELACIONADO A DIDÁTICA DE MARIA CANDAU"
    "resumo" => "No âmbito educacional do ensino médio, as metodologias empregadas no ensino de Física são responsáveis pelo maior ou menor interesse dos alunos, bem como, pela aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Os professores de Física que analisam e avaliam, através de testes, a aprendizagem de um determinado conteúdo, deparam-se normalmente com respostas incorretas ou inadequadas. Estas respostas parecem estar baseadas em ideias que dependem do lugar, da idade, do contexto cultural e do eventual ensino ao qual os alunos foram submetidos. Assim, o que poderíamos fazer para que o processo de ensino-aprendizagem em Física ocorresse de forma significativa? E como fazer a atenção destes jovens voltarem-se à ciência, especialmente a Física? Para responder esta questão, procedeu-se uma investigação bibliográfica sobre a temática, tendo como principal referencia o livro “a didática em questão” de Vera Maria Candau. Com isso, temos como objetivo discutir como melhorar o ensino de Física utilizando o método didático defendido por Candau. Conclui-se que o professor, como educador, deve estimular no aluno a buscar pelo conhecimento mediante uma didática que torne o ensino eficiente visto que, por se tratar de uma disciplina complexa de difícil entendimento, os alunos não estão devidamente preparados para raciocinar dentro dos conteúdos da mesma. Em suma, este estudo possibilitou compreender a didática defendida por Candau e como ela pode ser utilizada pelos docentes, tornado assim, de fácil compreensão o conhecimento sobre física e não mais um obstáculo pedagógico que independe do contexto em que o discente está inserido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12030_TB1861_24102023143431.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANE DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "TACIANE"
    "autor_email" => "tacianedearaujo0@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No âmbito educacional do ensino médio, as metodologias empregadas no ensino de Física são responsáveis pelo maior ou menor interesse dos alunos, bem como, pela aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Os professores de Física que analisam e avaliam, através de testes, a aprendizagem de um determinado conteúdo, deparam-se normalmente com respostas incorretas ou inadequadas. Estas respostas parecem estar baseadas em ideias que dependem do lugar, da idade, do contexto cultural e do eventual ensino ao qual os alunos foram submetidos. Assim, o que poderíamos fazer para que o processo de ensino-aprendizagem em Física ocorresse de forma significativa? E como fazer a atenção destes jovens voltarem-se à ciência, especialmente a Física? Para responder esta questão, procedeu-se uma investigação bibliográfica sobre a temática, tendo como principal referencia o livro “a didática em questão” de Vera Maria Candau. Com isso, temos como objetivo discutir como melhorar o ensino de Física utilizando o método didático defendido por Candau. Conclui-se que o professor, como educador, deve estimular no aluno a buscar pelo conhecimento mediante uma didática que torne o ensino eficiente visto que, por se tratar de uma disciplina complexa de difícil entendimento, os alunos não estão devidamente preparados para raciocinar dentro dos conteúdos da mesma. Em suma, este estudo possibilitou compreender a didática defendida por Candau e como ela pode ser utilizada pelos docentes, tornado assim, de fácil compreensão o conhecimento sobre física e não mais um obstáculo pedagógico que independe do contexto em que o discente está inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.