INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHATGPT
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94899 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 1848 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHATGPT" "resumo" => "Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, novas ferramentas e recursos são apresentados e incorporados ao dia-a-dia das pessoas. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT funciona em uma interface bem simples e intuitiva parecida com um chat, onde o usuário pode fazer perguntas e apresentar comandos para o chatbot e este sugere respostas usando uma linguagem bem próxima a linguagem humana. Como a ferramenta apresenta possibilidades de gerar conteúdos de diferentes formatos (redações, artigos, entre outros) logo após o seu lançamento, a mesma tem sido motivo de questionamentos por parte de muitos profissionais, especialmente professores, que temem o uso da ferramenta, sobretudo, no que diz respeito a autoria de trabalhos e a perda de habilidades essenciais como leitura, interpretação e escrita. Em contrapartida, outro grupo de docentes considera que a ferramenta pode contribuir com alunos e professores. Diante desse cenário cheio de interrogações, buscamos com esta pesquisa, apresentar as características do ChatGPT, além de convidar o leitor a refletir a cerca dos desafios e as possibilidades do chatbot para os processos de ensino e de aprendizagem. Quanto a metodologia , trata-se de um estudo bibliográfico e os resultados evidenciam que a IA, sobretudo, o chatbot ChatGPT, embora em fase de aprimoramentos, se apresenta como recurso com grande potencial para a educaçõo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1848_TB343_29042023143406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAMARA SAMIRA IBRAHIM FELIX" "autor_nome_curto" => "ISAMARA IBRAHIM" "autor_email" => "isamarafelix@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94899 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 1848 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHATGPT" "resumo" => "Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, novas ferramentas e recursos são apresentados e incorporados ao dia-a-dia das pessoas. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT funciona em uma interface bem simples e intuitiva parecida com um chat, onde o usuário pode fazer perguntas e apresentar comandos para o chatbot e este sugere respostas usando uma linguagem bem próxima a linguagem humana. Como a ferramenta apresenta possibilidades de gerar conteúdos de diferentes formatos (redações, artigos, entre outros) logo após o seu lançamento, a mesma tem sido motivo de questionamentos por parte de muitos profissionais, especialmente professores, que temem o uso da ferramenta, sobretudo, no que diz respeito a autoria de trabalhos e a perda de habilidades essenciais como leitura, interpretação e escrita. Em contrapartida, outro grupo de docentes considera que a ferramenta pode contribuir com alunos e professores. Diante desse cenário cheio de interrogações, buscamos com esta pesquisa, apresentar as características do ChatGPT, além de convidar o leitor a refletir a cerca dos desafios e as possibilidades do chatbot para os processos de ensino e de aprendizagem. Quanto a metodologia , trata-se de um estudo bibliográfico e os resultados evidenciam que a IA, sobretudo, o chatbot ChatGPT, embora em fase de aprimoramentos, se apresenta como recurso com grande potencial para a educaçõo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1848_TB343_29042023143406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAMARA SAMIRA IBRAHIM FELIX" "autor_nome_curto" => "ISAMARA IBRAHIM" "autor_email" => "isamarafelix@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }