MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: FORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98287 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4819 "inscrito_id" => 14046 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: FORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 impôs à humanidade a necessidade de adaptação a uma realidade marcada pela doença, pelo isolamento social físico e convivência com lutos. Assim, no sentido de cumprir o imperativo ‘a escola não pode parar’, infâncias e docências foram interpeladas às reinvenções e deslocamentos como estratégias táticas cotidianas, não somente para manter vínculo com a escola, mas para amenizar o estado de solidão e estranhamento que desenhou esse tempo pandêmico. A casa passou a ser ambiente de ensino-aprendizagem e as interações deram-se por meio das telas, impondo aos pares saberes sobre multiletramentos. Nesse sentido, considerando a leitura como uma cena sociocultural que desloca as crianças para o universo do imaginário e das emoções, este artigo tem como objetivos descrever e analisar as práticas leitoras desenvolvidas com uma turma de 2º Ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do campo na Fazenda Lagoa das Antas, município de Jaguarari – Bahia. Rojo (2012), Winter (2017), Freire (1989) Certau (1994) dentre outros/outras constituíram a ancoragem teórica. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujas análises partem de cenas de leituras desenvolvidas por meio do WhatsApp. Os resultados apontam as dificuldades e os desafios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo por causa das precárias condições de acesso à internet, aos equipamentos de celulares e computadores e pelos usos em situação escolar. Entretanto, as práticas leitoras revelaram aprendizados e satisfação das crianças nesses encontros virtuais. Percebíamos pelo sorriso, narrativas, envolvimento e desempenho nas atividades propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14046_TB4819_09122023195432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLESKA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Walleska Pereir" "autor_email" => "walleskapereira22@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98287 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4819 "inscrito_id" => 14046 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: FORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 impôs à humanidade a necessidade de adaptação a uma realidade marcada pela doença, pelo isolamento social físico e convivência com lutos. Assim, no sentido de cumprir o imperativo ‘a escola não pode parar’, infâncias e docências foram interpeladas às reinvenções e deslocamentos como estratégias táticas cotidianas, não somente para manter vínculo com a escola, mas para amenizar o estado de solidão e estranhamento que desenhou esse tempo pandêmico. A casa passou a ser ambiente de ensino-aprendizagem e as interações deram-se por meio das telas, impondo aos pares saberes sobre multiletramentos. Nesse sentido, considerando a leitura como uma cena sociocultural que desloca as crianças para o universo do imaginário e das emoções, este artigo tem como objetivos descrever e analisar as práticas leitoras desenvolvidas com uma turma de 2º Ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do campo na Fazenda Lagoa das Antas, município de Jaguarari – Bahia. Rojo (2012), Winter (2017), Freire (1989) Certau (1994) dentre outros/outras constituíram a ancoragem teórica. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujas análises partem de cenas de leituras desenvolvidas por meio do WhatsApp. Os resultados apontam as dificuldades e os desafios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo por causa das precárias condições de acesso à internet, aos equipamentos de celulares e computadores e pelos usos em situação escolar. Entretanto, as práticas leitoras revelaram aprendizados e satisfação das crianças nesses encontros virtuais. Percebíamos pelo sorriso, narrativas, envolvimento e desempenho nas atividades propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14046_TB4819_09122023195432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLESKA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Walleska Pereir" "autor_email" => "walleskapereira22@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }