O ensino de Botânica desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, fornecendo conhecimentos essenciais sobre a diversidade das plantas, sua importância para o meio ambiente, a interação com os seres vivos e as aplicações práticas na agricultura, medicina e conservação dos ecossistemas. O presente trabalho faz parte do projeto de extensão "Metodologias Ativas para o Ensino de Ecologia e Botânica" da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e teve como objetivo a aplicação de atividades didáticas para o ensino de Botânica no ensino fundamental. O projeto foi implementado junto aos estudantes do 9º ano, na disciplina de Ciências da Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora em Humaitá-Amazonas, contando com a colaboração de graduandos de Biologia e Química (UFAM) do projeto de extensão. Com o intuito de promover o aprendizado e a relação das plantas com o cotidiano, bem como a compreensão das estruturas e dos diferentes tipos de plantas presentes no meio ambiente diário, tanto na área interna quanto externa da escola, o projeto foi desenvolvido em três etapas. Inicialmente, foi realizada uma aula introdutória sobre plantas, seguida do planejamento de uma atividade focada nas características e partes de uma planta, incluindo suas funções. Na segunda etapa, foi ministrada uma abordagem teórica sobre as partes morfológicas das plantas, considerando a necessidade de suprir a lacuna de conhecimento causada pelo déficit de aprendizado durante a pandemia em 2020. Por fim, a atividade prática consistiu no registro fotográfico das plantas encontradas na escola e seu entorno pelos estudantes, que utilizaram a ferramenta Google Lens para identificação taxonômica. Em seguida, os estudantes montaram um catálogo das plantas registradas como parte da avaliação da disciplina de Ciências. A montagem do catálogo ocorreu em conjunto com os estudantes, docente da disciplina e graduandos durante as aulas de ciências, utilizando o aplicativo CANVA para estruturar o catálogo. Este trabalho desempenhou um papel indispensável ao promover a interação da comunidade escolar com os espaços naturais presentes na escola. Foi um momento de intenso aprendizado e compartilhamento de conhecimento, proporcionando aos estudantes que tiveram seu aprendizado afetado pela pandemia da COVID-19 uma compreensão aprofundada da identificação das espécies vegetais, técnicas de mapeamento e entendimento da classificação taxonômica. Além disso, por meio do acervo construído pelos estudantes, a comunidade terá a oportunidade de conhecer e apreciar as principais espécies vegetais existentes no ambiente escolar. A promoção da conservação de plantas desempenha um papel de suma importância na formação dos estudantes, pois estimula o desenvolvimento de uma consciência crítica e responsável em relação ao cuidado do meio ambiente e à preservação da biodiversidade vegetal. Ao cultivar essa consciência, os estudantes são capacitados a contribuir para a construção de um mundo mais saudável, equitativo e sustentável.