A conexão online tornou-se primordial, com o advento das redes sociais, fez-se possível a conexão entre pessoas de todo o mundo em tempo real. O fato é que esse fenômeno está cada vez mais integrado à vida cotidiana, no entanto, as consequências do crescimento exponencial dessas tecnologias têm impactos preocupantes à saúde do indivíduo. Dessa forma, considerando o avanço e a propagação avassaladora da internet e das redes sociais, sobretudo, seus efeitos na vida humana, o presente artigo adotou como objetivo principal analisar o impacto do uso das redes sociais na sociedade e suas implicações no processo educativo. Para tanto, buscou-se concretizar essa pesquisa através de uma revisão narrativa, partindo do documentário da Netflix “O dilema das redes" e tendo como alicerce a literatura preconizada. O documentário evidencia como as empresas das grandes plataformas trabalham para tornar seus usuários cada vez mais dependentes desse sistema, ao qual é chamado de ‘capitalismo de vigilância’. De tal modo, é razoável supor que variados são os malefícios das redes sociais para o desenvolvimento de crianças e jovens, além disso, é possível perceber a influência dessas questões no ambiente escolar, promovendo distanciamento social, propagação de Fake News e grupos de “ataques de ódio” á escolas, sem mencionar os prejuízos diretamente relacionados à aprendizagem. Diante disso, acredita-se na atualização constante da discussão crítica sobre as redes, seus benefícios e suas implicações na vida cotidiana, em ambiente educacional formal e não formal, de modo que seu uso seja consciente, construtivo e eficaz.