FERNANDES, Helen Giovanna Pereira et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96754>. Acesso em: 22/11/2024 18:55
A Princesa Mononoke (1997) é uma obra cinematográfica de animação japonesa, dirigida por Hayao Miyazaki e produzida pelo Studio Ghibli. O enredo protagoniza San, uma moça que foi criada por lobos, que se une a um jovem príncipe chamado Ashitaka, para defender a floresta da invasão humana. O filme aborda questões relacionadas à preservação ambiental e à relação conflituosa entre homem e natureza. O elemento do espaço é tão marcante na referida narrativa, que se torna uma personagem ativa. A construção de espaços significativos é uma das principais características das obras de Hayao Miazaki. A leitura geográfica da paisagem em A Princesa Mononoke busca identificar os elementos naturais presentes no filme e sua relação com o espaço geográfico em que a história se passa, levando em consideração aspectos como clima, relevo, vegetação, hidrografia, além da presença de animais e seres míticos. No enredo, a natureza é retratada como um ser vivo, que interage com as pessoas, expressa suas vontades, desejos e interesses. Observou-se, também, que a ação dos personagens afeta diretamente o ambiente em que vivem. A teoria da educação ambiental crítica tenciona formar indivíduos capazes de compreender e intervir nas questões ambientais, tendo em vista uma perspectiva mais ampla e contextualizada. A pesquisa proposta se alia ao que propõe a competência “Natureza, Ambiente e Qualidade de Vida", presente na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que abrange aspectos como a biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e a participação em atividades voltadas para a preservação ambiental. Ao utilizar a leitura geográfica da paisagem presente no filme, os estudantes poderão refletir sobre a importância da preservação ambiental e a relação entre seres humanos e a natureza que os cerca, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva acerca das questões ambientais.