A FORMAÇAO DO DISCENTE DO CURSO DE HISTÓRIA EAD SOB O PRISMA DECOLONIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97341 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3579 "inscrito_id" => 10561 "titulo" => "A FORMAÇAO DO DISCENTE DO CURSO DE HISTÓRIA EAD SOB O PRISMA DECOLONIAL" "resumo" => "Esta proposta de comunicação apresenta os apontamentos iniciais do projeto de pesquisa desenvolvido pela primeira autora no curso de pós-graduação em Educação. O objetivo da pesquisa é mapear artigos que são identificados com movimentos teóricos da decolonialidade e sua relação com a formação discente no curso de História. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura por meio de artigos publicados em periódicos científicos na última década, onde buscamos analisar a formação discente nos cursos de História oferecidos na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa é orientada pelo questionamento de como a decolonialidade aparece na formação dos discente e se há uma formação baseada na visão eurocêntrica, questões essas que implicam na reflexão sobre as características curriculares do curso de História. A base teórica da pesquisa está amparada em autores como Edward Said, Walter Mignolo, Gayatri C. Spivak que tratam dos estudos decoloniais e serão as referências para o desenvolvimento de um estudo que permita não só observar as categorias de identidade e alteridade, mas também estabelecer uma revisão crítica do processo de formação oferecido aos discentes do curso de História . O estudo se pauta na premissa de que a história do Brasil precisa ser apresentada aos alunos dentro de um novo projeto pedagógico epistêmico, onde as questões socioculturais e políticas dos povos negros e indígenas apareçam como forma de resistência histórica, e não como falas tradicionalmente silenciadas, pois partimos do pressuposto que educar é transformar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10561_TB3579_21112023201141.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA LUZ ALVES DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA LUZ" "autor_email" => "lucianaluzalves@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97341 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3579 "inscrito_id" => 10561 "titulo" => "A FORMAÇAO DO DISCENTE DO CURSO DE HISTÓRIA EAD SOB O PRISMA DECOLONIAL" "resumo" => "Esta proposta de comunicação apresenta os apontamentos iniciais do projeto de pesquisa desenvolvido pela primeira autora no curso de pós-graduação em Educação. O objetivo da pesquisa é mapear artigos que são identificados com movimentos teóricos da decolonialidade e sua relação com a formação discente no curso de História. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura por meio de artigos publicados em periódicos científicos na última década, onde buscamos analisar a formação discente nos cursos de História oferecidos na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa é orientada pelo questionamento de como a decolonialidade aparece na formação dos discente e se há uma formação baseada na visão eurocêntrica, questões essas que implicam na reflexão sobre as características curriculares do curso de História. A base teórica da pesquisa está amparada em autores como Edward Said, Walter Mignolo, Gayatri C. Spivak que tratam dos estudos decoloniais e serão as referências para o desenvolvimento de um estudo que permita não só observar as categorias de identidade e alteridade, mas também estabelecer uma revisão crítica do processo de formação oferecido aos discentes do curso de História . O estudo se pauta na premissa de que a história do Brasil precisa ser apresentada aos alunos dentro de um novo projeto pedagógico epistêmico, onde as questões socioculturais e políticas dos povos negros e indígenas apareçam como forma de resistência histórica, e não como falas tradicionalmente silenciadas, pois partimos do pressuposto que educar é transformar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10561_TB3579_21112023201141.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA LUZ ALVES DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA LUZ" "autor_email" => "lucianaluzalves@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }