PROJETO DE PRODOCÊNCIA: “QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: POR UM ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES E ASSIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100283 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7444 "inscrito_id" => 3231 "titulo" => "PROJETO DE PRODOCÊNCIA: “QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: POR UM ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES E ASSIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”" "resumo" => "O presente pôster se propõe a apresentar as observações iniciais do projeto de Prodocência, “Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica”, que vem sendo implementado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). O trabalho é desenvolvido na instituição, de ensino público, que atende estudantes da educação básica, a partir dos Anos Iniciais até o Ensino Médio, Graduação e pós-graduação. Temos baseado nossas compreensões a partir da perspectiva que a equidade de gênero é um dos fatores que contribuem para a promoção dos direitos humanos em diálogo constante com os atravessamentos escolares que envolvem os valores étnico-raciais, com foco na cultura e na visibilidade de estudantes negros, indígenas, ciganos, quilombolas e demais minorias identitárias; as questões da acessibilidade de estudantes com deficiência; e as relações da multiplicidade geracional nos espaços educacionais, dentre outras interseccionalidades. O objetivo geral do projeto é contribuir para a formação de professores/as com a elaboração de saberes e fazeres que se deem no cotidiano da educação básica, oportunizando reflexões sobre o papel da escola na promoção da equidade de gênero. Um grupo de professoras do CAp-UERJ e bolsistas do projeto têm se debruçado em pesquisar como se expressam as relações de gênero em atividades cotidianas na escola. A partir de entradas em sala e grupos de discussão, temos buscado identificar quais usos são feitos das relações de gênero para organizar o trabalho escolar. Como resultados iniciais, já realizamos encontros sobre as questões de gênero e sexualidade na escola debatendo interseccionalidades, performances de gênero com/nas infâncias, assédio no ambiente escolar e gêneros na escola. Além disso temos nos dedicado na produção de material didático e conteúdo para as mídias digitais sobre a temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3231_TB7444_20062023231212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIRA DE OLIVEIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "MAIRA FREITAS" "autor_email" => "freitasmaira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100283 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7444 "inscrito_id" => 3231 "titulo" => "PROJETO DE PRODOCÊNCIA: “QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: POR UM ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES E ASSIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA”" "resumo" => "O presente pôster se propõe a apresentar as observações iniciais do projeto de Prodocência, “Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica”, que vem sendo implementado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). O trabalho é desenvolvido na instituição, de ensino público, que atende estudantes da educação básica, a partir dos Anos Iniciais até o Ensino Médio, Graduação e pós-graduação. Temos baseado nossas compreensões a partir da perspectiva que a equidade de gênero é um dos fatores que contribuem para a promoção dos direitos humanos em diálogo constante com os atravessamentos escolares que envolvem os valores étnico-raciais, com foco na cultura e na visibilidade de estudantes negros, indígenas, ciganos, quilombolas e demais minorias identitárias; as questões da acessibilidade de estudantes com deficiência; e as relações da multiplicidade geracional nos espaços educacionais, dentre outras interseccionalidades. O objetivo geral do projeto é contribuir para a formação de professores/as com a elaboração de saberes e fazeres que se deem no cotidiano da educação básica, oportunizando reflexões sobre o papel da escola na promoção da equidade de gênero. Um grupo de professoras do CAp-UERJ e bolsistas do projeto têm se debruçado em pesquisar como se expressam as relações de gênero em atividades cotidianas na escola. A partir de entradas em sala e grupos de discussão, temos buscado identificar quais usos são feitos das relações de gênero para organizar o trabalho escolar. Como resultados iniciais, já realizamos encontros sobre as questões de gênero e sexualidade na escola debatendo interseccionalidades, performances de gênero com/nas infâncias, assédio no ambiente escolar e gêneros na escola. Além disso temos nos dedicado na produção de material didático e conteúdo para as mídias digitais sobre a temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3231_TB7444_20062023231212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIRA DE OLIVEIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "MAIRA FREITAS" "autor_email" => "freitasmaira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }