APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94931 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 8937 "titulo" => "APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO." "resumo" => "A Biologia é uma disciplina de grande valor, tendo em vista que nela se estuda os seres vivos, incluindo: a origem da vida, modos de vida, reprodução, fisiologia, sua função, dentre outros aspectos. Neste sentido, engloba tudo aquilo que está em nossa volta, nos ensina o que é a vida. É de grande importância observar e conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, pois mostra se eles realmente estão assimilando o conteúdo de determinada disciplina. Este estudo trata-se de uma investigação quantitativa e foi realizado em uma instituição que atende alunos de Ensino Médio Integrado. Os sujeitos da pesquisa foram 88 estudantes matriculados em turmas de 1°, 2° e 3° anos do curso Integrado em Informática. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo 30 questões de Biologia que contemplam diferentes áreas, sendo elas: microbiologia, biologia celular, fisiologia, genética, bioquímica e botânica. Os resultados da análise mostraram que a média de acertos dos alunos de 3° ano foi relativamente maior do que a média de acertos dos alunos de 1° e 2° ano. Contudo, observa-se pouca variação entre a média de acertos de alunos de 1° e 2° ano. Na correlação entre sexo e número acertos, observou-se uma média suavemente maior de acertos dos estudantes do sexo masculino quando comparado com a média de estudantes do sexo feminino. Se faz necessário ter o conhecimento em relação ao ensino-aprendizagem das turmas, para que se tenha mais êxito ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, tendo em vista que podem ser diagnosticadas as dificuldades dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66706d056331e_17062024140613.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2024-06-17 14:06:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALISSON TEIXEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "THALISSON GOMES" "autor_email" => "thalissonteixeira77@outlo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94931 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 8937 "titulo" => "APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA: ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO." "resumo" => "A Biologia é uma disciplina de grande valor, tendo em vista que nela se estuda os seres vivos, incluindo: a origem da vida, modos de vida, reprodução, fisiologia, sua função, dentre outros aspectos. Neste sentido, engloba tudo aquilo que está em nossa volta, nos ensina o que é a vida. É de grande importância observar e conhecer o nível de aprendizagem dos alunos, pois mostra se eles realmente estão assimilando o conteúdo de determinada disciplina. Este estudo trata-se de uma investigação quantitativa e foi realizado em uma instituição que atende alunos de Ensino Médio Integrado. Os sujeitos da pesquisa foram 88 estudantes matriculados em turmas de 1°, 2° e 3° anos do curso Integrado em Informática. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo 30 questões de Biologia que contemplam diferentes áreas, sendo elas: microbiologia, biologia celular, fisiologia, genética, bioquímica e botânica. Os resultados da análise mostraram que a média de acertos dos alunos de 3° ano foi relativamente maior do que a média de acertos dos alunos de 1° e 2° ano. Contudo, observa-se pouca variação entre a média de acertos de alunos de 1° e 2° ano. Na correlação entre sexo e número acertos, observou-se uma média suavemente maior de acertos dos estudantes do sexo masculino quando comparado com a média de estudantes do sexo feminino. Se faz necessário ter o conhecimento em relação ao ensino-aprendizagem das turmas, para que se tenha mais êxito ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, tendo em vista que podem ser diagnosticadas as dificuldades dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66706d056331e_17062024140613.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2024-06-17 14:06:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALISSON TEIXEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "THALISSON GOMES" "autor_email" => "thalissonteixeira77@outlo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }