AS INFLUÊNCIAS DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5003 "inscrito_id" => 5409 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo cientifico explora a relação entre a psicologia e a educação infantil, destacando as influências das teorias psicológicas no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Ao decorrer do trabalho são abordadas três principais correntes teóricas da psicologia: behaviorismo, cognitivismo e psicanálise, e discute-se como essas teorias moldaram a didática prática de ensino na educação infantil. O objetivo deste trabalho é evidenciar como a relação entre a psicologia e a educação é essencial para compreender como o conhecimento sobre o funcionamento da mente humana pode ser aplicado na prática pedagógica, tendo por base o que as teorias psicológicas, sobretudo as supramencionadas, fornecem, como base sólida para a compreensão do desenvolvimento infantil, auxiliando os educadores na criação de estratégias de ensino mais eficazes e personalizadas. Em conclusão, será exposto que as teorias psicológicas exercem uma influência significativa nas práticas pedagógicas da educação infantil. A compreensão das diferentes abordagens teóricas permite que os educadores apliquem estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento e às necessidades individuais das crianças. Ao integrar princípios da psicologia em sua didática prática, os educadores podem proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras e efetivas para as crianças na educação infantil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter dedutivo, fundamentada em livros, artigos, revistas científicas e websites." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5409_TB5003_11112023121650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNE CRISTINA ALVES DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAYNE CRISTINA" "autor_email" => "laynelayne17@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5003 "inscrito_id" => 5409 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo cientifico explora a relação entre a psicologia e a educação infantil, destacando as influências das teorias psicológicas no desenvolvimento das práticas pedagógicas. Ao decorrer do trabalho são abordadas três principais correntes teóricas da psicologia: behaviorismo, cognitivismo e psicanálise, e discute-se como essas teorias moldaram a didática prática de ensino na educação infantil. O objetivo deste trabalho é evidenciar como a relação entre a psicologia e a educação é essencial para compreender como o conhecimento sobre o funcionamento da mente humana pode ser aplicado na prática pedagógica, tendo por base o que as teorias psicológicas, sobretudo as supramencionadas, fornecem, como base sólida para a compreensão do desenvolvimento infantil, auxiliando os educadores na criação de estratégias de ensino mais eficazes e personalizadas. Em conclusão, será exposto que as teorias psicológicas exercem uma influência significativa nas práticas pedagógicas da educação infantil. A compreensão das diferentes abordagens teóricas permite que os educadores apliquem estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento e às necessidades individuais das crianças. Ao integrar princípios da psicologia em sua didática prática, os educadores podem proporcionar experiências de aprendizagem enriquecedoras e efetivas para as crianças na educação infantil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter dedutivo, fundamentada em livros, artigos, revistas científicas e websites." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5409_TB5003_11112023121650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYNE CRISTINA ALVES DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAYNE CRISTINA" "autor_email" => "laynelayne17@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }