ESTUDO DE CASO: REFLEXÕES SOBRE O INSUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97071 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3207 "inscrito_id" => 15244 "titulo" => "ESTUDO DE CASO: REFLEXÕES SOBRE O INSUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTAS E IDOSAS" "resumo" => "Este artigo trata de uma experiência de visita a uma sala de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, EJAI, ocorrida no ano de 2019 no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. O texto tem o objetivo de analisar os achados de uma visita a uma sala de aula de EJAI de uma escola do município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. A discussão é feita a partir de Arroyo (2000), Bock e Aguiar (2003), Brandão (2007), Dazzani (2014), Duarte Junior (1988), Freire (1988), Libâneo (1992), Mizukami (1992), Santos (2019) e Vygotsky (1991). Metodologicamente, o estudo foi subsidiado pela abordagem qualitativa, tendo o Estudo de Caso como tipo de pesquisa. Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. A imersão teórico-prática levou a reflexões sobre as representações que as educadoras fazem da EJAI e das estudantes, bem como, sobre as atividades que foram desenvolvidas pela turma no dia da visita. Também, tecemos críticas às escolhas que o município tem feito para a EJAI. Os resultados ressaltam a importância de se considerar a especificidade da EJAI no momento de planejar as atividades pedagógicas para que façamos enquanto educadoras um trabalho que atenda aos contextos específicos da EJAI, que seja mais inclusivo e significativo às jovens, adultas e idosas. Ao final da discussão, apontamos para a necessidade de maior investimento na EJAI, bem como, ressaltamos a importância de que a EJAI seja contextualizada às especificidades das Jovens, Adultas e Idosas que atende, no sentido de que o fazer pedagógico possa contribuir para uma compreensão cada vez mais complexa da realidade, fator primordial para que haja transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15244_TB3207_18052023193719.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA FREITAS SALES" "autor_nome_curto" => "NATALIA" "autor_email" => "freitas3natalia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97071 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3207 "inscrito_id" => 15244 "titulo" => "ESTUDO DE CASO: REFLEXÕES SOBRE O INSUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTAS E IDOSAS" "resumo" => "Este artigo trata de uma experiência de visita a uma sala de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, EJAI, ocorrida no ano de 2019 no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. O texto tem o objetivo de analisar os achados de uma visita a uma sala de aula de EJAI de uma escola do município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. A discussão é feita a partir de Arroyo (2000), Bock e Aguiar (2003), Brandão (2007), Dazzani (2014), Duarte Junior (1988), Freire (1988), Libâneo (1992), Mizukami (1992), Santos (2019) e Vygotsky (1991). Metodologicamente, o estudo foi subsidiado pela abordagem qualitativa, tendo o Estudo de Caso como tipo de pesquisa. Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. A imersão teórico-prática levou a reflexões sobre as representações que as educadoras fazem da EJAI e das estudantes, bem como, sobre as atividades que foram desenvolvidas pela turma no dia da visita. Também, tecemos críticas às escolhas que o município tem feito para a EJAI. Os resultados ressaltam a importância de se considerar a especificidade da EJAI no momento de planejar as atividades pedagógicas para que façamos enquanto educadoras um trabalho que atenda aos contextos específicos da EJAI, que seja mais inclusivo e significativo às jovens, adultas e idosas. Ao final da discussão, apontamos para a necessidade de maior investimento na EJAI, bem como, ressaltamos a importância de que a EJAI seja contextualizada às especificidades das Jovens, Adultas e Idosas que atende, no sentido de que o fazer pedagógico possa contribuir para uma compreensão cada vez mais complexa da realidade, fator primordial para que haja transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15244_TB3207_18052023193719.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA FREITAS SALES" "autor_nome_curto" => "NATALIA" "autor_email" => "freitas3natalia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }