Diante das históricas e significativas contribuições das tecnologias para a educação escolar e do emergente surgimento do metaverso como ferramenta promissora para um avanço ou mesmo para a uma positiva possibilidade de superação de paradigmas educacionais tradicionais, este trabalho buscou, por meio de método misto de pesquisa, aliar técnicas de revisão sistemática de literatura, a análise de metadados mediada por inteligência artificial, das mais relevantes produções científicas publicadas no mundo e a análise qualitativa dos dados, dar uma visão geral sobre o conceito de metaverso, como compreendido por uma variedade de autores, seguido de busca e coleta de metadados, reunindo e comparando por meio de recursos bibliométricos as produções mais relevantes sobre o tema – enquanto associado à área da educação - com publicações de cunho mais profundo, que vão além e apresentam uma busca por resultados associados às experiências com essa tecnologia, permitindo assim gerar subsídios para o mapeamento e a projeção de futuro sobre o tema, resultando em conhecimento sobre o interesse global em pesquisas a respeito do uso geral desse tipo de tecnologia, bem como a busca por resultados decorrentes das experiências no uso do metaverso como ferramenta ou método nas questões de avanços positivos no âmbito do ensino e da aprendizagem.