FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA ASSEGURAR A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS PANDEMIA DA COVID-19
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98000 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4461 "inscrito_id" => 18821 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA ASSEGURAR A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A formação continuada docente para assegurar a recomposição da aprendizagem é uma discussão necessária em todos os âmbitos da educação e da sociedade, uma vez que as vivências nas instituições educativas ecoam para além de suas paredes. Aperfeiçoar as habilidades e competências dos/as professores/as, por meio de cursos, palestras, workshops, conferências, debates e outras atividades, torna-se imprescindível quando se trata de atualizar e aprofundar os saberes e conhecimentos dos/as docentes para as novas demandas educacionais. Posto isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada docente se constitui como elemento importante para assegurar a recomposição de aprendizagem dos/as estudantes de uma escola de educação pública básica baiana após a pandemia da covid-19. Especificamente, conhecer as estratégias adotadas para fomentar a formação continuada docente e identificar os desafios e as estratégias para mitigar os danos causados pela falta de acesso ao conhecimento no período pandêmico. Para tanto, foi adotada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como instrumentos de produção de dados foi utilizado o formulário do google forms disponibilizado para mais de 22 professores/as, entretanto, obtivemos 16 respostas. Os dados revelam que, por um lado, os/as professores/as se encontram em situação de descaso quanto a formação continuada para realizar a recomposição da aprendizagem após a pandemia, ou seja, não contam com ações efetivas governamentais direcionadas para esta finalidade o que tem alargado ainda mais a desigualdade de acesso ao conhecimento e a exclusão educacional; por outro lado, observamos professores/as em meio a precariedade profissional em busca de formação por conta própria, construindo consciência crítica para atender a realidade e necessidades de seus educandos/as, bem como as suas próprias condições de trabalho, suas necessidades políticas e educacionais, dentre outros. Compreendemos que a formação continuada é um elemento essencial para assegurar o direito é a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18821_TB4461_14102023073424.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "stosale1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98000 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4461 "inscrito_id" => 18821 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA ASSEGURAR A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A formação continuada docente para assegurar a recomposição da aprendizagem é uma discussão necessária em todos os âmbitos da educação e da sociedade, uma vez que as vivências nas instituições educativas ecoam para além de suas paredes. Aperfeiçoar as habilidades e competências dos/as professores/as, por meio de cursos, palestras, workshops, conferências, debates e outras atividades, torna-se imprescindível quando se trata de atualizar e aprofundar os saberes e conhecimentos dos/as docentes para as novas demandas educacionais. Posto isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada docente se constitui como elemento importante para assegurar a recomposição de aprendizagem dos/as estudantes de uma escola de educação pública básica baiana após a pandemia da covid-19. Especificamente, conhecer as estratégias adotadas para fomentar a formação continuada docente e identificar os desafios e as estratégias para mitigar os danos causados pela falta de acesso ao conhecimento no período pandêmico. Para tanto, foi adotada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como instrumentos de produção de dados foi utilizado o formulário do google forms disponibilizado para mais de 22 professores/as, entretanto, obtivemos 16 respostas. Os dados revelam que, por um lado, os/as professores/as se encontram em situação de descaso quanto a formação continuada para realizar a recomposição da aprendizagem após a pandemia, ou seja, não contam com ações efetivas governamentais direcionadas para esta finalidade o que tem alargado ainda mais a desigualdade de acesso ao conhecimento e a exclusão educacional; por outro lado, observamos professores/as em meio a precariedade profissional em busca de formação por conta própria, construindo consciência crítica para atender a realidade e necessidades de seus educandos/as, bem como as suas próprias condições de trabalho, suas necessidades políticas e educacionais, dentre outros. Compreendemos que a formação continuada é um elemento essencial para assegurar o direito é a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18821_TB4461_14102023073424.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "stosale1@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }