A CULTURA EDUCACIONAL ENQUANTO UM CONTRAPONTO ÀS QUESTÕES DEIXADAS POR DOMINIQUE JULIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98246 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4768 "inscrito_id" => 19927 "titulo" => "A CULTURA EDUCACIONAL ENQUANTO UM CONTRAPONTO ÀS QUESTÕES DEIXADAS POR DOMINIQUE JULIA" "resumo" => "O presente trabalho promoverá um diálogo entre duas percepções de estudo da História da Educação, são elas: a Cultura Escolar e a Cultura Educacional. A primeira, concebida por Dominique Julia, se situa no estudo de uma cultura produzida no ambiente escolar como objeto histórico, conceito esse já estabelecido no ciclo acadêmico, e bastante trabalhado pelos pesquisadores brasileiros atualmente. Enquanto a outra perspectiva que buscamos, ainda não possui a notoriedade recebida pela abordagem introduzida por Julia. Entretanto, possui, uma abrangência que complementa algumas lacunas que não foram observadas no artigo que tornaria o conceito de Cultura Escolar evidente no campo da História da Educação. Nesse sentido, a Cultura Educacional idealizada pelo pesquisador Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, complementa e abrange as fontes e as linguagens que podem situar o cenário educacional, dando ênfase às narrativas biográficas e memorialísticas como objetos de se fazer história e de levantamento de abordagens sobre temas escolares que vão além dos muros das escolas. Assim, os vazios percebidos por Julia em sua pesquisa, como o desconhecimento dos modos de se organizar das crianças para produzir burlas, e o que sobra da escola após a escola, podem ser respondidas por intermédio da percepção de Pinheiro de Cultura Educacional, que abrange as diversas linguagens produzidas por homens e mulheres que passaram pelo ambiente escolar e promoveram alguma expressão sobre tais assuntos e entre outros que abrangem o universo escolar. Estas ideias serão debatidas e problematizadas neste trabalho, em vista de estabelecer aproximações e distanciamentos que as duas abordagens possuem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581cd97ceb65_19122023140631.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 14:06:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONYONE DE ARAÚJO JERONIMO" "autor_nome_curto" => "RONYONE" "autor_email" => "ronyone.aj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98246 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4768 "inscrito_id" => 19927 "titulo" => "A CULTURA EDUCACIONAL ENQUANTO UM CONTRAPONTO ÀS QUESTÕES DEIXADAS POR DOMINIQUE JULIA" "resumo" => "O presente trabalho promoverá um diálogo entre duas percepções de estudo da História da Educação, são elas: a Cultura Escolar e a Cultura Educacional. A primeira, concebida por Dominique Julia, se situa no estudo de uma cultura produzida no ambiente escolar como objeto histórico, conceito esse já estabelecido no ciclo acadêmico, e bastante trabalhado pelos pesquisadores brasileiros atualmente. Enquanto a outra perspectiva que buscamos, ainda não possui a notoriedade recebida pela abordagem introduzida por Julia. Entretanto, possui, uma abrangência que complementa algumas lacunas que não foram observadas no artigo que tornaria o conceito de Cultura Escolar evidente no campo da História da Educação. Nesse sentido, a Cultura Educacional idealizada pelo pesquisador Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, complementa e abrange as fontes e as linguagens que podem situar o cenário educacional, dando ênfase às narrativas biográficas e memorialísticas como objetos de se fazer história e de levantamento de abordagens sobre temas escolares que vão além dos muros das escolas. Assim, os vazios percebidos por Julia em sua pesquisa, como o desconhecimento dos modos de se organizar das crianças para produzir burlas, e o que sobra da escola após a escola, podem ser respondidas por intermédio da percepção de Pinheiro de Cultura Educacional, que abrange as diversas linguagens produzidas por homens e mulheres que passaram pelo ambiente escolar e promoveram alguma expressão sobre tais assuntos e entre outros que abrangem o universo escolar. Estas ideias serão debatidas e problematizadas neste trabalho, em vista de estabelecer aproximações e distanciamentos que as duas abordagens possuem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581cd97ceb65_19122023140631.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 14:06:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONYONE DE ARAÚJO JERONIMO" "autor_nome_curto" => "RONYONE" "autor_email" => "ronyone.aj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }