SEQUENCIA DIDÁTICA USANDO O PHET E EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95597 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1257 "inscrito_id" => 12380 "titulo" => "SEQUENCIA DIDÁTICA USANDO O PHET E EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA" "resumo" => "As escolas, atualmente, vislumbram maneiras de intensificarem a aprendizagem de seus alunos, mas lidar com a heterogeneidade e os desafios de promover a reversão e criar práticas pedagógicas para impulsionar o ensino de Física, ainda é uma das maiores dificuldades no ensino médio. A física é uma disciplina que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade no dia a dia, ou seja, a física está planificada em livros, longe da contextualização e interdisciplinaridade. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no terceiro ano do ensino médio, utilizando simulação computacional e experimento de baixo custo como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no terceiro ano do ensino médio, sendo eles: Força elétrica, campo elétrico e potencial elétrico. Esses recursos digitais e experimentos de baixo custo buscam potencializar o ensino de Física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas, nas quais os estudantes poderão questionar, desenvolver e fundamentar o porquê das interpretações que estão sendo exemplificadas. Com isso, espera-se que uma mudança no comportamento dos alunos, onde possam ser mais participativos das aulas sem que sejam apenas espectadores do processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12380_TB1257_09122023195340.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÍVINA REGINA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "KÍVINA MEDEIROS" "autor_email" => "medeiroskivina@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95597 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1257 "inscrito_id" => 12380 "titulo" => "SEQUENCIA DIDÁTICA USANDO O PHET E EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA" "resumo" => "As escolas, atualmente, vislumbram maneiras de intensificarem a aprendizagem de seus alunos, mas lidar com a heterogeneidade e os desafios de promover a reversão e criar práticas pedagógicas para impulsionar o ensino de Física, ainda é uma das maiores dificuldades no ensino médio. A física é uma disciplina que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade no dia a dia, ou seja, a física está planificada em livros, longe da contextualização e interdisciplinaridade. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no terceiro ano do ensino médio, utilizando simulação computacional e experimento de baixo custo como material didático. A sequência didática presente neste trabalho é formada em três módulos de conceitos estudados no terceiro ano do ensino médio, sendo eles: Força elétrica, campo elétrico e potencial elétrico. Esses recursos digitais e experimentos de baixo custo buscam potencializar o ensino de Física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas, nas quais os estudantes poderão questionar, desenvolver e fundamentar o porquê das interpretações que estão sendo exemplificadas. Com isso, espera-se que uma mudança no comportamento dos alunos, onde possam ser mais participativos das aulas sem que sejam apenas espectadores do processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12380_TB1257_09122023195340.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÍVINA REGINA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "KÍVINA MEDEIROS" "autor_email" => "medeiroskivina@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }