FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA – MG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95474 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1091 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA – MG" "resumo" => "A formação de professores para a educação especial inclusiva é um tema bastante discutido nos meios escolares e acadêmicos. Assim, desde 2018, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está implantando os Centros de Referência da Educação Especial Inclusiva (CREI) nas suas Superintendências Regionais de Ensino (SRE). A principal ação destes Centros é a formação de professores que atuam nas escolas regulares na rede estadual de Minas Gerais. Sendo uma formação em serviço, ela tem aliado a prática com a teoria e assim a capacitação dos docentes se torna mais atrativa, porque engloba um aprendizado que está sendo vivenciado. O texto trata-se de uma investigação científica quali-quantitativa cunhada pela autora, quando da formação de docentes para a educação especial inclusiva, dentro da SRE de Uberlândia – MG, por ocasião da condução de um curso sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de alunos com Deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação, objetivando conhecer e discutir as ações do CREI na condução de cursos de PDI, identificando os participantes do curso nas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais e salientando os resultados obtidos com a finalização de um curso e no andamento de outros dois cursos. Ficou evidente que os cursistas demonstraram bastante interesse e as aulas foram bem dinâmicas, com interação da maioria deles. O aprendizado sobre o devido preenchimento do PDI, ficou claro e completo quando da finalização de um dos cursos no final de 2022. Sobre o andamento dos outros cursos nesse ano de 2023, há um interesse forte para que o aprendizado seja eficaz e que os cursistas possam repassar nas escolas em que atuam, o aprendizado ora acontecido no curso de PDI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID223_TB1091_13112023203348.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANA ABADIA" "autor_email" => "ana_abadia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95474 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1091 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA – MG" "resumo" => "A formação de professores para a educação especial inclusiva é um tema bastante discutido nos meios escolares e acadêmicos. Assim, desde 2018, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está implantando os Centros de Referência da Educação Especial Inclusiva (CREI) nas suas Superintendências Regionais de Ensino (SRE). A principal ação destes Centros é a formação de professores que atuam nas escolas regulares na rede estadual de Minas Gerais. Sendo uma formação em serviço, ela tem aliado a prática com a teoria e assim a capacitação dos docentes se torna mais atrativa, porque engloba um aprendizado que está sendo vivenciado. O texto trata-se de uma investigação científica quali-quantitativa cunhada pela autora, quando da formação de docentes para a educação especial inclusiva, dentro da SRE de Uberlândia – MG, por ocasião da condução de um curso sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de alunos com Deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação, objetivando conhecer e discutir as ações do CREI na condução de cursos de PDI, identificando os participantes do curso nas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais e salientando os resultados obtidos com a finalização de um curso e no andamento de outros dois cursos. Ficou evidente que os cursistas demonstraram bastante interesse e as aulas foram bem dinâmicas, com interação da maioria deles. O aprendizado sobre o devido preenchimento do PDI, ficou claro e completo quando da finalização de um dos cursos no final de 2022. Sobre o andamento dos outros cursos nesse ano de 2023, há um interesse forte para que o aprendizado seja eficaz e que os cursistas possam repassar nas escolas em que atuam, o aprendizado ora acontecido no curso de PDI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID223_TB1091_13112023203348.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANA ABADIA" "autor_email" => "ana_abadia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }