ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE: UM ESTUDO EM ANDAMENTO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98919 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5634 "inscrito_id" => 3682 "titulo" => "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE: UM ESTUDO EM ANDAMENTO." "resumo" => "A pandemia da COVID-19 trouxe desafios sem precedentes na educação mundial, afetando milhões de estudantes. Diante do cenário pandêmico, as escolas tiveram que adotar o ensino remoto, o qual promoveu uma ruptura com o ensino presencial. No período pós-pandemia, a Rede Municipal de Ensino do Recife, implementou o Plano de recomposição das aprendizagens com o objetivo de mitigar as lacunas de aprendizagens dos/as estudantes. Este estudo tem como objetivo geral analisar a implementação do Plano de recomposição das aprendizagens na perspectiva da gestão escolar na rede mencionada. A abordagem é qualitativa e o tipo é de levantamento. Serão pesquisadas 6 (seis) unidades educacionais que ofertam o Ensino Fundamental I, sendo 01 (uma) por Região Político-Administrativa. Realizaremos a pesquisa com 18 profissionais que compõem a equipe gestora. Para a coleta de dados, utilizaremos o questionário, análise documental e a entrevista semiestruturada. No questionário, abordaremos questões relativas ao gênero dos/as entrevistados/as, o tempo de atuação na função e na unidade, a percepção a respeito do plano, a relevância para o ensino e aprendizagem e os principais desafios. Analisaremos o Plano de Recomposição das Aprendizagens. Na entrevista, contemplaremos os aspectos relevantes da implementação, a concepção da equipe gestora, as dimensões, possibilidades e limites desse processo, a relevância para a garantia dos direitos preconizados na política da rede. Faremos gravação e transcrição das entrevistas. Adotaremos a análise de conteúdo e de discurso. Considerando que este estudo está em andamento, conjecturamos como resultados que o referido plano contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos/as estudantes com vistas a consolidação dos direitos preconizados pela política da rede." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3682_TB5634_20062023125204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RONALDO" "autor_email" => "ronaldodasilvacavalcanti1" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98919 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5634 "inscrito_id" => 3682 "titulo" => "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE: UM ESTUDO EM ANDAMENTO." "resumo" => "A pandemia da COVID-19 trouxe desafios sem precedentes na educação mundial, afetando milhões de estudantes. Diante do cenário pandêmico, as escolas tiveram que adotar o ensino remoto, o qual promoveu uma ruptura com o ensino presencial. No período pós-pandemia, a Rede Municipal de Ensino do Recife, implementou o Plano de recomposição das aprendizagens com o objetivo de mitigar as lacunas de aprendizagens dos/as estudantes. Este estudo tem como objetivo geral analisar a implementação do Plano de recomposição das aprendizagens na perspectiva da gestão escolar na rede mencionada. A abordagem é qualitativa e o tipo é de levantamento. Serão pesquisadas 6 (seis) unidades educacionais que ofertam o Ensino Fundamental I, sendo 01 (uma) por Região Político-Administrativa. Realizaremos a pesquisa com 18 profissionais que compõem a equipe gestora. Para a coleta de dados, utilizaremos o questionário, análise documental e a entrevista semiestruturada. No questionário, abordaremos questões relativas ao gênero dos/as entrevistados/as, o tempo de atuação na função e na unidade, a percepção a respeito do plano, a relevância para o ensino e aprendizagem e os principais desafios. Analisaremos o Plano de Recomposição das Aprendizagens. Na entrevista, contemplaremos os aspectos relevantes da implementação, a concepção da equipe gestora, as dimensões, possibilidades e limites desse processo, a relevância para a garantia dos direitos preconizados na política da rede. Faremos gravação e transcrição das entrevistas. Adotaremos a análise de conteúdo e de discurso. Considerando que este estudo está em andamento, conjecturamos como resultados que o referido plano contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos/as estudantes com vistas a consolidação dos direitos preconizados pela política da rede." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3682_TB5634_20062023125204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RONALDO" "autor_email" => "ronaldodasilvacavalcanti1" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }