A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97308 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3534 "inscrito_id" => 10914 "titulo" => "A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Ensino Médio (EM) é o período que marca na vida dos jovens a transição da fase da adolescência para a fase adulta. Neste sentido, surgem as inquietações sobre o futuro acadêmico, profissional e pessoal, que vem atrelado às pressões dos pais ou responsáveis e da escola. Diante disso, surge o questionamento: o Ensino Médio prepara os adolescentes ou dá subsídios para o planejamento a respeito do seu projeto de vida, ou seja, do que ser no futuro? Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das perspectivas de futuro e como o EM colabora ou se distancia dos pensamentos e objetivos dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, buscando dados qualitativos e quantitativos através de questionários com 32 discentes, em uma turma de 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros-RN. Como resultado, evidenciou-se que alguns dos estudantes já possuem algum projeto de vida ou perspectiva de futuro, mesmo nos anos iniciais do Ensino Médio. Entretanto, outros alunos ainda se veem perdidos e buscam no EM os subsídios para que possam realizar seu planejamento em relação à sua vida profissional e pessoal. E em relação aos dados qualitativos as Escolas Estaduais de Tempo Integral do RN tem como um dos objetivos principais focar no projeto e vida dos alunos, isto é, focar e auxiliar no planejamento de futuro dos discentes, através de componentes curriculares (atualmente chamados de Itinerários Formativos) específicos, conteúdos ou conversas com os professores. Compreende-se, portanto, que foi possível estabelecer uma relação intrínseca entre o ensino médio e as perspectivas de vida e futuro dos alunos, colaborando para o amadurecimento de ideias e direcionamento acerca dos sonhos e pensamentos deles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10914_TB3534_26052023152814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARIA DE CARVALHO PESSOA" "autor_nome_curto" => "Antonio Maria" "autor_email" => "antonio21obg@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97308 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3534 "inscrito_id" => 10914 "titulo" => "A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Ensino Médio (EM) é o período que marca na vida dos jovens a transição da fase da adolescência para a fase adulta. Neste sentido, surgem as inquietações sobre o futuro acadêmico, profissional e pessoal, que vem atrelado às pressões dos pais ou responsáveis e da escola. Diante disso, surge o questionamento: o Ensino Médio prepara os adolescentes ou dá subsídios para o planejamento a respeito do seu projeto de vida, ou seja, do que ser no futuro? Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das perspectivas de futuro e como o EM colabora ou se distancia dos pensamentos e objetivos dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, buscando dados qualitativos e quantitativos através de questionários com 32 discentes, em uma turma de 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros-RN. Como resultado, evidenciou-se que alguns dos estudantes já possuem algum projeto de vida ou perspectiva de futuro, mesmo nos anos iniciais do Ensino Médio. Entretanto, outros alunos ainda se veem perdidos e buscam no EM os subsídios para que possam realizar seu planejamento em relação à sua vida profissional e pessoal. E em relação aos dados qualitativos as Escolas Estaduais de Tempo Integral do RN tem como um dos objetivos principais focar no projeto e vida dos alunos, isto é, focar e auxiliar no planejamento de futuro dos discentes, através de componentes curriculares (atualmente chamados de Itinerários Formativos) específicos, conteúdos ou conversas com os professores. Compreende-se, portanto, que foi possível estabelecer uma relação intrínseca entre o ensino médio e as perspectivas de vida e futuro dos alunos, colaborando para o amadurecimento de ideias e direcionamento acerca dos sonhos e pensamentos deles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10914_TB3534_26052023152814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARIA DE CARVALHO PESSOA" "autor_nome_curto" => "Antonio Maria" "autor_email" => "antonio21obg@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }