A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 5859 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Na educação, as tecnologias digitais da informação e comunicação, TDICs, têm sido incorporadas às práticas docentes promovendo aprendizagens mais significativas, no intuito de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino - aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da educação básica. Nesse sentido, a formação docente é um processo importante, pois, passa a desenvolver competências no processo de ensino - aprendizagem com o uso de ferramentas tecnológicas. Rever algumas práticas e ampliar as competências em diversas outras áreas do processo educativo é fundamental para atingir-se uma ampla formação educacional. No que se refere ao ensino da Matemática, é de suma importância que o professor promova o desenvolvimento de atividades que explorem suas aplicações. Sendo assim, as TDICs trazem em sua trajetória uma perspectiva inovadora, que tem como característica básica a inter-relação entre pesquisa, formação e prática com o uso das tecnologias. Portanto, trata-se de um dos desafios que o professor enfrenta no cotidiano escolar: integrar a tecnologia ao currículo e desenvolver a competência de trabalhar com ferramentas tecnológicas certificando-se do aprendizado do aluno. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é discutir o uso de tecnologias e o desenvolvimento de competências aliado ao ensino da Matemática para a construção da efetiva aprendizagem. Foi possível constatar que as competências profissionais são um viés de grande importância, quando se trata do currículo escolar. O trabalho com as competências exige, de todos os agentes envolvidos no processo educativo, uma mudança de postura e, por consequência, um permanente trabalho pedagógico integrado, pois, o currículo é o campo mais importante para transformar o processo pedagógico devendo expressar e oportunizar a relação entre a construção do conhecimento e sua reflexão com a realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5859_TB1965_04092023151416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS FABIANO OLIVEIRA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS FABIANO" "autor_email" => "santanademangueira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96147 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 5859 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Na educação, as tecnologias digitais da informação e comunicação, TDICs, têm sido incorporadas às práticas docentes promovendo aprendizagens mais significativas, no intuito de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino - aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da educação básica. Nesse sentido, a formação docente é um processo importante, pois, passa a desenvolver competências no processo de ensino - aprendizagem com o uso de ferramentas tecnológicas. Rever algumas práticas e ampliar as competências em diversas outras áreas do processo educativo é fundamental para atingir-se uma ampla formação educacional. No que se refere ao ensino da Matemática, é de suma importância que o professor promova o desenvolvimento de atividades que explorem suas aplicações. Sendo assim, as TDICs trazem em sua trajetória uma perspectiva inovadora, que tem como característica básica a inter-relação entre pesquisa, formação e prática com o uso das tecnologias. Portanto, trata-se de um dos desafios que o professor enfrenta no cotidiano escolar: integrar a tecnologia ao currículo e desenvolver a competência de trabalhar com ferramentas tecnológicas certificando-se do aprendizado do aluno. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é discutir o uso de tecnologias e o desenvolvimento de competências aliado ao ensino da Matemática para a construção da efetiva aprendizagem. Foi possível constatar que as competências profissionais são um viés de grande importância, quando se trata do currículo escolar. O trabalho com as competências exige, de todos os agentes envolvidos no processo educativo, uma mudança de postura e, por consequência, um permanente trabalho pedagógico integrado, pois, o currículo é o campo mais importante para transformar o processo pedagógico devendo expressar e oportunizar a relação entre a construção do conhecimento e sua reflexão com a realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5859_TB1965_04092023151416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS FABIANO OLIVEIRA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS FABIANO" "autor_email" => "santanademangueira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }