SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM RODAS INTERATIVAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE PARINTINS - AM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99046 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5798 "inscrito_id" => 17024 "titulo" => "SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM RODAS INTERATIVAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE PARINTINS - AM" "resumo" => "A presente comunicação refere-se a um relato de experiência, realizado a partir das vivências de cinco discentes-monitoras do Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE intitulado Saúde Mental em Rodas Interativas: Transversalizando Ações entre a Universidade e a Comunidade Parintinense, realizado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ. A metodologia adotada consiste em realizar rodas interativas tendo como público alvo escolares, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral - CETI Deputado Gláucio Gonçalves As rodas interativas (Silva, 2021), parte central da metodologia adotada neste projeto de extensão refere-se a uma prática adotada e cunhada pela atuação profissional desde a perspectiva da psicologia social comunitária e educação popular em saúde. O principal objetivo deste relato é compartilhar experiências e saberes das monitores vivenciadas nos espaços de rodas interativas, propondo reflexões de fatores de risco e prevenção presentes na saúde mental dos adolescentes. Segundo Rodrigues (2015) “É importante criar, no ambiente escolar, um lugar de escuta, que gere proximidade para trabalhar as emoções [...]”, desta forma, construímos espaços de cuidado e acolhimento a partir dos assuntos selecionados pelos próprios estudantes afim de dialogar sobre saúde mental na escola. Na análise foram consideradas os temas e categorias emergentes deste processo considerando reflexões críticas e dialógicas das interlocuções entre educação e saúde. O presente relato está fundamentado em autores como Freire (1996), Senna & Dessen (2015) e Bressan (2014) entre outros os quais apresentam contribuições sobre círculo de cultura, saúde mental, e adolescência nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17024_TB5798_04102023235703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA RODRIGUES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "DAIANA" "autor_email" => "daianarodriguesdacruz@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99046 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5798 "inscrito_id" => 17024 "titulo" => "SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM RODAS INTERATIVAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE PARINTINS - AM" "resumo" => "A presente comunicação refere-se a um relato de experiência, realizado a partir das vivências de cinco discentes-monitoras do Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE intitulado Saúde Mental em Rodas Interativas: Transversalizando Ações entre a Universidade e a Comunidade Parintinense, realizado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ. A metodologia adotada consiste em realizar rodas interativas tendo como público alvo escolares, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral - CETI Deputado Gláucio Gonçalves As rodas interativas (Silva, 2021), parte central da metodologia adotada neste projeto de extensão refere-se a uma prática adotada e cunhada pela atuação profissional desde a perspectiva da psicologia social comunitária e educação popular em saúde. O principal objetivo deste relato é compartilhar experiências e saberes das monitores vivenciadas nos espaços de rodas interativas, propondo reflexões de fatores de risco e prevenção presentes na saúde mental dos adolescentes. Segundo Rodrigues (2015) “É importante criar, no ambiente escolar, um lugar de escuta, que gere proximidade para trabalhar as emoções [...]”, desta forma, construímos espaços de cuidado e acolhimento a partir dos assuntos selecionados pelos próprios estudantes afim de dialogar sobre saúde mental na escola. Na análise foram consideradas os temas e categorias emergentes deste processo considerando reflexões críticas e dialógicas das interlocuções entre educação e saúde. O presente relato está fundamentado em autores como Freire (1996), Senna & Dessen (2015) e Bressan (2014) entre outros os quais apresentam contribuições sobre círculo de cultura, saúde mental, e adolescência nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17024_TB5798_04102023235703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA RODRIGUES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "DAIANA" "autor_email" => "daianarodriguesdacruz@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }