COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96118 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 3383 "titulo" => "COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?" "resumo" => "O curso Menina Ciência – Ciência Menina, da Universidade Federal do ABC, teve sua primeira edição em 2019, sendo pioneiro na região do ABC paulista. É direcionado para meninas matriculadas nos anos finais do Ensino Fundamental, e tem como finalidade destacar o papel das mulheres nas diversas áreas da Ciência e contribuir para que as participantes possam sentir-se representadas, caminhando assim para um ambiente cientifico com menos desigualdade de gênero. Para a realização do mesmo, além de uma equipe de pesquisadoras, o curso conta com a colaboração de monitoras, que são graduandas ou da pós-graduandas, das mais diversas regiões do país, e que desempenham funções importantíssimas no curso. São elas que interagem diretamente com o público alvo do curso, constroem laços, intermediam o diálogo entre a organização e as meninas participantes, além de desenvolverem as atividades propostas durante o evento, como experimentos de baixo custo, assistem as palestras que são disponibilizadas e participam das rodas de conversas, de forma síncrona, via Google Meet. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções das monitoras, que atuaram na 4ª edição, em 2022, no que tange o curso e busca destacar possíveis impactos nas suas carreiras profissionais. Para tanto, os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, via Google forms, que foi disponibilizado ao final do curso. E foram analisados sob por meio da Análise textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Das quarenta e duas meninas que atuaram como monitoras na edição em questão, trinta e três responderam o formulário. Os resultados sinalizam impactos positivos do curso, tais como: reflexões sobre novas oportunidades e contribuição na prática profissional das monitoras, e motivação para conseguir ocupar cada vez mais espaço no âmbito cientifico, que ainda é majoritariamente masculino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3383_TB1928_10122023130619.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMYLLA RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ludmylla Santos" "autor_email" => "ludmylla.ribeiro@ufabc.ed" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96118 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 3383 "titulo" => "COMO O CURSO MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA PODE CONTRIBUIR NA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS SUAS MONITORAS?" "resumo" => "O curso Menina Ciência – Ciência Menina, da Universidade Federal do ABC, teve sua primeira edição em 2019, sendo pioneiro na região do ABC paulista. É direcionado para meninas matriculadas nos anos finais do Ensino Fundamental, e tem como finalidade destacar o papel das mulheres nas diversas áreas da Ciência e contribuir para que as participantes possam sentir-se representadas, caminhando assim para um ambiente cientifico com menos desigualdade de gênero. Para a realização do mesmo, além de uma equipe de pesquisadoras, o curso conta com a colaboração de monitoras, que são graduandas ou da pós-graduandas, das mais diversas regiões do país, e que desempenham funções importantíssimas no curso. São elas que interagem diretamente com o público alvo do curso, constroem laços, intermediam o diálogo entre a organização e as meninas participantes, além de desenvolverem as atividades propostas durante o evento, como experimentos de baixo custo, assistem as palestras que são disponibilizadas e participam das rodas de conversas, de forma síncrona, via Google Meet. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções das monitoras, que atuaram na 4ª edição, em 2022, no que tange o curso e busca destacar possíveis impactos nas suas carreiras profissionais. Para tanto, os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, via Google forms, que foi disponibilizado ao final do curso. E foram analisados sob por meio da Análise textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Das quarenta e duas meninas que atuaram como monitoras na edição em questão, trinta e três responderam o formulário. Os resultados sinalizam impactos positivos do curso, tais como: reflexões sobre novas oportunidades e contribuição na prática profissional das monitoras, e motivação para conseguir ocupar cada vez mais espaço no âmbito cientifico, que ainda é majoritariamente masculino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3383_TB1928_10122023130619.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMYLLA RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ludmylla Santos" "autor_email" => "ludmylla.ribeiro@ufabc.ed" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }