PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95174 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 10844 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Pensar uma educação de qualidade tem sido foco de diversos estudos ao longo dos tempos. Não passível de ignorar, nova demanda confronta profissionais e sistemas de ensino frente a pandemia que transformou 2020, colocando-nos diante de novos desafios, reclusão extensa e o repensar do ser social, dos novos olhares para a vida, para o ensino e para a aprendizagem distante dos espaços formais. A plasticidade cerebral e as sinapses neuroniais são capazes de transformar nossas capacidades cognitivas e ampliar as possibilidades de aprendizagem, de produção, de recursos, de relações, de transformações e de adaptações as quais podem vir a tornar-se permanentes. Essa capacidade de aprender indefere de espaços, é contínua e permite que as diferenciações pessoais tornem o processo único para cada um, condizentes com os estímulos propostos. Assim, mediar a aprendizagem no pós-pandêmico simbolizou uma corrida a planejamentos acolhedores, integradores e dinâmicos com foco a uma recomposição de conhecimentos significativos. Diante desse quadro, construiu-se uma sequência didática fundamentada na perspectiva desenvolvimental da psicologia soviética, aplicada em formato híbrido, considerando o pensamento computacional para a resolução de problemas em níveis crescentes de dificuldade, integrando aulas presenciais e remotas com suporte do Meet, do Jamboard e do aplicativo Scratch Jr como ferramentas fundamentais para a construção desse processo. Assim, os resultados apontam avanços nas interações intra e interespecíficas refletindo na oralidade, na interpretação, nas inferências e, consequentemente, na inteligência emocional na resolução de conflitos e desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10844_TB703_11102023171203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRÍCIA DAMÁSIO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.998819@prof.educ.rec." "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRSS E DE TECNOLOGIA (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95174 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 10844 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Pensar uma educação de qualidade tem sido foco de diversos estudos ao longo dos tempos. Não passível de ignorar, nova demanda confronta profissionais e sistemas de ensino frente a pandemia que transformou 2020, colocando-nos diante de novos desafios, reclusão extensa e o repensar do ser social, dos novos olhares para a vida, para o ensino e para a aprendizagem distante dos espaços formais. A plasticidade cerebral e as sinapses neuroniais são capazes de transformar nossas capacidades cognitivas e ampliar as possibilidades de aprendizagem, de produção, de recursos, de relações, de transformações e de adaptações as quais podem vir a tornar-se permanentes. Essa capacidade de aprender indefere de espaços, é contínua e permite que as diferenciações pessoais tornem o processo único para cada um, condizentes com os estímulos propostos. Assim, mediar a aprendizagem no pós-pandêmico simbolizou uma corrida a planejamentos acolhedores, integradores e dinâmicos com foco a uma recomposição de conhecimentos significativos. Diante desse quadro, construiu-se uma sequência didática fundamentada na perspectiva desenvolvimental da psicologia soviética, aplicada em formato híbrido, considerando o pensamento computacional para a resolução de problemas em níveis crescentes de dificuldade, integrando aulas presenciais e remotas com suporte do Meet, do Jamboard e do aplicativo Scratch Jr como ferramentas fundamentais para a construção desse processo. Assim, os resultados apontam avanços nas interações intra e interespecíficas refletindo na oralidade, na interpretação, nas inferências e, consequentemente, na inteligência emocional na resolução de conflitos e desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10844_TB703_11102023171203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRÍCIA DAMÁSIO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.998819@prof.educ.rec." "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRSS E DE TECNOLOGIA (FATEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }