IDENTIDADE DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALFABETIZAR E LETRAR EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100679 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8088 "inscrito_id" => 2294 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALFABETIZAR E LETRAR EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE" "resumo" => "Trata-se de um recorte dos resultados de pesquisa de doutoramento em psicologia somado à dados colhidos em processos formativos de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais na rede pública do Distrito Federal. Teve como objetivo: investigar a repercussão das trajetórias social-familiar e de formação para a docência de professoras na construção e reconstrução de suas identidades docentes e em suas práticas pedagógicas, voltadas para a alfabetização de estudantes provenientes de contextos de desigualdades sociais. Teve como referenciais os pressupostos teóricos da Psicossociologia em diálogo com a Educação Libertadora. Utilizou-se a abordagem qualitativa em busca da construção de um conhecimento construtivo-interpretativo (González Rey, 2005). Verificou-se que, as identidades docentes das participantes foram fortemente marcadas pelas heranças familiares de mulheres cuidadoras; pelo incentivo e exigência familiar em relação aos estudos como estratégia de transformação de suas realidades sociais; e, pela identificação com seus professores desde o início da escolarização até a atualidade, revelando que se trata de uma identidade cambiante. Evidenciou-se que, os aspectos encontrados na composição da identidade docente impactam diretamente no estilo pedagógico e relacional adotados pelas professoras, demonstrando a relevância da inserção desta temática no currículo da formação profissional docente. Entende-se que, o desafio da formação de professores do início da escolarização, em especial na fase de alfabetização, demanda uma mudança paradigmática em que os processos subjetivos dos professores necessitam ocupar a centralidade. Sendo que, ir ao encontro do sujeito desejante do professor e da professora e suas histórias de vida, constituirá possibilidades de reconhecimento de suas escolhas inconscientes, podendo assim, substituir suas percepções ancoradas nas heranças familiares e culturais, por um pensamento conceitual capaz de desenvolver as competências epistêmicas, metodológicas, relacionais e afetivas inerente à sua profissionalidade, permitindo-lhes atuar efetivamente com a complexidade que envolve o processo de alfabetização e letramento em contexto de vulnerabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2294_TB8088_03082023125749.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA RAQUEL DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandraraquelalf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100679 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8088 "inscrito_id" => 2294 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALFABETIZAR E LETRAR EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE" "resumo" => "Trata-se de um recorte dos resultados de pesquisa de doutoramento em psicologia somado à dados colhidos em processos formativos de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais na rede pública do Distrito Federal. Teve como objetivo: investigar a repercussão das trajetórias social-familiar e de formação para a docência de professoras na construção e reconstrução de suas identidades docentes e em suas práticas pedagógicas, voltadas para a alfabetização de estudantes provenientes de contextos de desigualdades sociais. Teve como referenciais os pressupostos teóricos da Psicossociologia em diálogo com a Educação Libertadora. Utilizou-se a abordagem qualitativa em busca da construção de um conhecimento construtivo-interpretativo (González Rey, 2005). Verificou-se que, as identidades docentes das participantes foram fortemente marcadas pelas heranças familiares de mulheres cuidadoras; pelo incentivo e exigência familiar em relação aos estudos como estratégia de transformação de suas realidades sociais; e, pela identificação com seus professores desde o início da escolarização até a atualidade, revelando que se trata de uma identidade cambiante. Evidenciou-se que, os aspectos encontrados na composição da identidade docente impactam diretamente no estilo pedagógico e relacional adotados pelas professoras, demonstrando a relevância da inserção desta temática no currículo da formação profissional docente. Entende-se que, o desafio da formação de professores do início da escolarização, em especial na fase de alfabetização, demanda uma mudança paradigmática em que os processos subjetivos dos professores necessitam ocupar a centralidade. Sendo que, ir ao encontro do sujeito desejante do professor e da professora e suas histórias de vida, constituirá possibilidades de reconhecimento de suas escolhas inconscientes, podendo assim, substituir suas percepções ancoradas nas heranças familiares e culturais, por um pensamento conceitual capaz de desenvolver as competências epistêmicas, metodológicas, relacionais e afetivas inerente à sua profissionalidade, permitindo-lhes atuar efetivamente com a complexidade que envolve o processo de alfabetização e letramento em contexto de vulnerabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2294_TB8088_03082023125749.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA RAQUEL DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandraraquelalf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }