AUTISM MIND: PLATAFORMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM T.E.A
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98571 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5178 "inscrito_id" => 18250 "titulo" => "AUTISM MIND: PLATAFORMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM T.E.A" "resumo" => "O PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) é um sistema que facilita a comunicação e compreensão das crianças autistas por meio da associação de atividades e símbolos, este, ressalta formas alternativas de ensino que podem estimular a comunicação da criança, criando novas oportunidades de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da plataforma “Autism Mind”, que visa auxiliar professores na educação de alunos diagnosticados com TEA (Transtorno de Espectro Autista). Inicialmente foram aplicados questionários semi-estruturados, com os professores que possuíam alunos diagnosticados com TEA na rede municipal de ensino de Mogeiro-PB. Inicialmente os alunos realizaram questionários semi-estruturados com os professores da rede municipal com o intuito de compreender as dificuldades de ensino e aprendizagem enfrentadas pelos alunos. As análises revelaram dentre as principais dificuldades apontadas pelos professores: “Falta de tempo” “Dificuldade de dinamização das atividades” “Falta de formação profissional”. Com base nestes resultados a plataforma “Autism Mind”, foi desenvolvida para facilitar o processo de criação de atividades dinâmicas e adaptadas às necessidades do aluno. A Autism Mind possibilita ao professor anexar imagens e sons às atividades, deixando-as mais claras e abrangentes às dificuldades dos alunos. Com a plataforma, os professores criam planos de estudos e podem compartilhar a metodologia aplicada com outros professores, tornando-as mais acessíveis. A implementação da plataforma resultou em melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um método de ensino mais eficiente e eficaz. Além disso, foi observada a redução das barreiras enfrentadas pelos professores no ensino de alunos com TEA, permitindo uma maior inclusão e aprendizado para esse grupo específico. Segundo relatos dos docentes, houve um aumento do engajamento e interesse dos alunos durante as aulas, o que evidencia a eficácia da plataforma como uma ferramenta pedagógica enriquecedora e inspiradora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18250_TB5178_04102023225427.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "lukasbladetech@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98571 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5178 "inscrito_id" => 18250 "titulo" => "AUTISM MIND: PLATAFORMA DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM T.E.A" "resumo" => "O PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) é um sistema que facilita a comunicação e compreensão das crianças autistas por meio da associação de atividades e símbolos, este, ressalta formas alternativas de ensino que podem estimular a comunicação da criança, criando novas oportunidades de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da plataforma “Autism Mind”, que visa auxiliar professores na educação de alunos diagnosticados com TEA (Transtorno de Espectro Autista). Inicialmente foram aplicados questionários semi-estruturados, com os professores que possuíam alunos diagnosticados com TEA na rede municipal de ensino de Mogeiro-PB. Inicialmente os alunos realizaram questionários semi-estruturados com os professores da rede municipal com o intuito de compreender as dificuldades de ensino e aprendizagem enfrentadas pelos alunos. As análises revelaram dentre as principais dificuldades apontadas pelos professores: “Falta de tempo” “Dificuldade de dinamização das atividades” “Falta de formação profissional”. Com base nestes resultados a plataforma “Autism Mind”, foi desenvolvida para facilitar o processo de criação de atividades dinâmicas e adaptadas às necessidades do aluno. A Autism Mind possibilita ao professor anexar imagens e sons às atividades, deixando-as mais claras e abrangentes às dificuldades dos alunos. Com a plataforma, os professores criam planos de estudos e podem compartilhar a metodologia aplicada com outros professores, tornando-as mais acessíveis. A implementação da plataforma resultou em melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um método de ensino mais eficiente e eficaz. Além disso, foi observada a redução das barreiras enfrentadas pelos professores no ensino de alunos com TEA, permitindo uma maior inclusão e aprendizado para esse grupo específico. Segundo relatos dos docentes, houve um aumento do engajamento e interesse dos alunos durante as aulas, o que evidencia a eficácia da plataforma como uma ferramenta pedagógica enriquecedora e inspiradora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18250_TB5178_04102023225427.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "lukasbladetech@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }