A MULHER NO IMAGINÁRIO DO MEDIEVO OCIDENTAL:ABORDAGENS E PROPOSTAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99138 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5915 "inscrito_id" => 3927 "titulo" => "A MULHER NO IMAGINÁRIO DO MEDIEVO OCIDENTAL:ABORDAGENS E PROPOSTAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA" "resumo" => "A análise do imaginário da cultura de cada época nos permite fazer um deslocamento do olhar crítico a partir de como a mulher foi representada no período medieval e como estas representações elaboradas criaram lugares a serem ocupados pelas mulheres na sociedade daquele contexto. As visões discriminatórias e preconceituosas muitas vezes perpassaram a ideia de mulheres pecadoras e naturalmente mais fracas, e que mediante estes aspectos não ocupariam determinado lugar na sociedade. Buscamos analisar as representações acerca do feminino durante a Idade Média, imagens elaboradas pelos discursos de pensadores e representantes cristãos, e a importância de refletir em sala de aula de história tais aspectos construídos. Nosso objetivo é refletir em torno das visões e representação construídas para e sobre as mulheres no período medieval e a importância de discutir sobre tais aspectos nas aulas de história no fundamental II OU MÉDIO? Educar as gerações na escola para compreender e estudar sobre o lugar da mulher, visando observar o papel da mulher na história e sobretudo, no período proposto é fundamental, no ensino de história, pois, desmistifica relações ocasionadas pela ideia de inferioridade feminina, e constrói uma nova percepção acerca do sagrado, em conjunto com as relações e moralidades ocasionadas pela igreja católica. Nossa metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica a partir do diálogo com autores como Le Goff(2006), Rossiaud (1991), Macedo(2014), Brown(1990) dentre outros, abordamos tais discursos e seus desdobramentos nas noções de moral e sexualidade existentes em nossa sociedade, e a contribuição para o diálogo educacional fazendo com os discentes façam parte do processo histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3927_TB5915_30062023221938.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KERLLEN PEREIRA DE PADUA" "autor_nome_curto" => "KERLLEN PEREIRA" "autor_email" => "kerllenp4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99138 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5915 "inscrito_id" => 3927 "titulo" => "A MULHER NO IMAGINÁRIO DO MEDIEVO OCIDENTAL:ABORDAGENS E PROPOSTAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA" "resumo" => "A análise do imaginário da cultura de cada época nos permite fazer um deslocamento do olhar crítico a partir de como a mulher foi representada no período medieval e como estas representações elaboradas criaram lugares a serem ocupados pelas mulheres na sociedade daquele contexto. As visões discriminatórias e preconceituosas muitas vezes perpassaram a ideia de mulheres pecadoras e naturalmente mais fracas, e que mediante estes aspectos não ocupariam determinado lugar na sociedade. Buscamos analisar as representações acerca do feminino durante a Idade Média, imagens elaboradas pelos discursos de pensadores e representantes cristãos, e a importância de refletir em sala de aula de história tais aspectos construídos. Nosso objetivo é refletir em torno das visões e representação construídas para e sobre as mulheres no período medieval e a importância de discutir sobre tais aspectos nas aulas de história no fundamental II OU MÉDIO? Educar as gerações na escola para compreender e estudar sobre o lugar da mulher, visando observar o papel da mulher na história e sobretudo, no período proposto é fundamental, no ensino de história, pois, desmistifica relações ocasionadas pela ideia de inferioridade feminina, e constrói uma nova percepção acerca do sagrado, em conjunto com as relações e moralidades ocasionadas pela igreja católica. Nossa metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica a partir do diálogo com autores como Le Goff(2006), Rossiaud (1991), Macedo(2014), Brown(1990) dentre outros, abordamos tais discursos e seus desdobramentos nas noções de moral e sexualidade existentes em nossa sociedade, e a contribuição para o diálogo educacional fazendo com os discentes façam parte do processo histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3927_TB5915_30062023221938.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KERLLEN PEREIRA DE PADUA" "autor_nome_curto" => "KERLLEN PEREIRA" "autor_email" => "kerllenp4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }