A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) DA ESCOLA PADRE PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA EM SUMÉ-PB: ABORDAGENS E REFLEXÕES DISCENTES ACERCA DA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99794 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6781 "inscrito_id" => 14552 "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) DA ESCOLA PADRE PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA EM SUMÉ-PB: ABORDAGENS E REFLEXÕES DISCENTES ACERCA DA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL" "resumo" => "A modernidade tem sido caracterizada pela ascensão e consolidação da sociedade de consumo, sendo tipificada pela tríade que envolve a produção em escala, consumo massivo, e a concentração e crescimento exponencial do lucro. Diante disso, torna-se essencial a construção de estratégias que favoreçam a mudança de posturas (individuais e coletivas), rompendo o paradigma dominante vigente. Compreendidas tais necessidades, a Educação Ambiental (EA) apresenta-se como importante instrumento de transformação e de desenvolvimento para uma nova consciência ambiental. O presente artigo constitui-se como parte integrante de uma avaliação diagnóstica, na qual analisa-se a percepção dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) acerca das principais problemáticas socioambientais da atualidade. O lócus da referida pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada no município de Sumé-PB. O referido artigo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, na qual optou-se pelo uso de um questionário estruturado composto por dezenove questões. Por conseguinte, tal estudo enquadra-se no modelo de pesquisa-ação, uma vez que se tem a problemática delimitada e analisada de forma segmentada, ou seja, focalizada no corpo discente da instituição em questão. Enfatiza-se ainda, no campo teórico-conceitual, o debate de temas importantes como educação ambiental, percepção ambiental e protagonismo juvenil ambiental, onde são inseridos autores como: Gomes (2017), Gohn (2011; 2013), Candau (2000; 2008), Henriques (2012; 2017), Guimarães (2014), Loureiro (2016), Pesce (2018), Fracalanza (2012), Diskin (2004; 2013), Borges (2019), entre outros. Após a tabulação dos dados e análise dos resultados, identificou-se a necessidade da ampliação do debate na escola básica acerca das questões inerentes à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Observou-se ainda a carência de estratégias que busquem sensibilizar os discentes sobre os impactos do modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade, bem como, o desenvolvimento de ações que favoreçam o protagonismo juvenil acerca das questões ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14552_TB6781_10122023222609.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ BARRETO DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josuebarretojunior@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99794 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6781 "inscrito_id" => 14552 "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) DA ESCOLA PADRE PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA EM SUMÉ-PB: ABORDAGENS E REFLEXÕES DISCENTES ACERCA DA PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL" "resumo" => "A modernidade tem sido caracterizada pela ascensão e consolidação da sociedade de consumo, sendo tipificada pela tríade que envolve a produção em escala, consumo massivo, e a concentração e crescimento exponencial do lucro. Diante disso, torna-se essencial a construção de estratégias que favoreçam a mudança de posturas (individuais e coletivas), rompendo o paradigma dominante vigente. Compreendidas tais necessidades, a Educação Ambiental (EA) apresenta-se como importante instrumento de transformação e de desenvolvimento para uma nova consciência ambiental. O presente artigo constitui-se como parte integrante de uma avaliação diagnóstica, na qual analisa-se a percepção dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) acerca das principais problemáticas socioambientais da atualidade. O lócus da referida pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Paulo Roberto de Oliveira, situada no município de Sumé-PB. O referido artigo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, na qual optou-se pelo uso de um questionário estruturado composto por dezenove questões. Por conseguinte, tal estudo enquadra-se no modelo de pesquisa-ação, uma vez que se tem a problemática delimitada e analisada de forma segmentada, ou seja, focalizada no corpo discente da instituição em questão. Enfatiza-se ainda, no campo teórico-conceitual, o debate de temas importantes como educação ambiental, percepção ambiental e protagonismo juvenil ambiental, onde são inseridos autores como: Gomes (2017), Gohn (2011; 2013), Candau (2000; 2008), Henriques (2012; 2017), Guimarães (2014), Loureiro (2016), Pesce (2018), Fracalanza (2012), Diskin (2004; 2013), Borges (2019), entre outros. Após a tabulação dos dados e análise dos resultados, identificou-se a necessidade da ampliação do debate na escola básica acerca das questões inerentes à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Observou-se ainda a carência de estratégias que busquem sensibilizar os discentes sobre os impactos do modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade, bem como, o desenvolvimento de ações que favoreçam o protagonismo juvenil acerca das questões ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14552_TB6781_10122023222609.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ BARRETO DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josuebarretojunior@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }