FRACTAIS NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO A CURIOSIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100099 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7188 "inscrito_id" => 11243 "titulo" => "FRACTAIS NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO A CURIOSIDADE" "resumo" => "Este trabalho é direcionado aos fractais na educação, visando introduzir os conceitos e promover a curiosidade nos alunos através do estudo do tema e observação prática desse fenômeno, contribuindo para mostrar a existência de uma matemática útil em situações não convencionais, estendendo-se a outros campos da educação. O presente artigo está apoiado nos autores Euclides e Benoît Mandelbrot e nas teorias da aprendizagem, cujo objetivo é promover o estudo sobre a geometria fractal e algumas das suas aplicações. Essa é uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, a qual tem como objetivo descobrir os motivos do abandono desse conteúdo em ambientes escolares e em documentos educacionais, como a BNCC que não mencionam a existência da geometria fractal no ensino de matemática. Além de estimular a curiosidade e pesquisa sobre o assunto, os fractais permitem desenvolver o espírito experimental, facilitando a compreensão da geometria de objetos não tradicionais, fornecendo um novo ponto de vista do mundo natural, e proporcionando a compreensão precisa das estruturas e padrões que nos envolvem. O tema em questão não é lecionado como conteúdo escolar, mesmo sendo possível evidenciar a aplicabilidade da matemática em outros campos, como na medicina. A geometria fractal é uma temática que está em constante avanço e que nos incita a explorar novas ideias e utilizá-las em diversos domínios do conhecimento. Com seu potencial e elegância, demonstram que a matemática pode ser mais do que uma mera coleção de figuras e equações, mas também pode servir como uma fonte de inspiração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11243_TB7188_20062023222906.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINALDO DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JOSINALDO" "autor_email" => "josinaldo.santos@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100099 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7188 "inscrito_id" => 11243 "titulo" => "FRACTAIS NA EDUCAÇÃO: PROMOVENDO A CURIOSIDADE" "resumo" => "Este trabalho é direcionado aos fractais na educação, visando introduzir os conceitos e promover a curiosidade nos alunos através do estudo do tema e observação prática desse fenômeno, contribuindo para mostrar a existência de uma matemática útil em situações não convencionais, estendendo-se a outros campos da educação. O presente artigo está apoiado nos autores Euclides e Benoît Mandelbrot e nas teorias da aprendizagem, cujo objetivo é promover o estudo sobre a geometria fractal e algumas das suas aplicações. Essa é uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, a qual tem como objetivo descobrir os motivos do abandono desse conteúdo em ambientes escolares e em documentos educacionais, como a BNCC que não mencionam a existência da geometria fractal no ensino de matemática. Além de estimular a curiosidade e pesquisa sobre o assunto, os fractais permitem desenvolver o espírito experimental, facilitando a compreensão da geometria de objetos não tradicionais, fornecendo um novo ponto de vista do mundo natural, e proporcionando a compreensão precisa das estruturas e padrões que nos envolvem. O tema em questão não é lecionado como conteúdo escolar, mesmo sendo possível evidenciar a aplicabilidade da matemática em outros campos, como na medicina. A geometria fractal é uma temática que está em constante avanço e que nos incita a explorar novas ideias e utilizá-las em diversos domínios do conhecimento. Com seu potencial e elegância, demonstram que a matemática pode ser mais do que uma mera coleção de figuras e equações, mas também pode servir como uma fonte de inspiração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11243_TB7188_20062023222906.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINALDO DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JOSINALDO" "autor_email" => "josinaldo.santos@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }