O presente trabalho retrata sobre lúdico como ferramenta inclusiva no ensino de Matemática de alunos com deficiência auditiva, tem como finalidade mostrar a importância da utilização do lúdico (brinquedos, jogos e brincadeiras), como um recurso no ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Nesse contexto, destaca-se o papel dos profissionais de educação encontrar estratégicas e soluções que tornam a aprendizagem da disciplina de Matemática mais significativa, com equidade a todos os alunos, independentemente de terem ou não alguma deficiência. A princípio, observa-se que o uso do lúdico como ferramenta educacional não é um recurso atual, pelo contrário, desde o início do desenvolvimento da humanidade era aplicado. Para Vygotsky (1991), o brincar é indispensável para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato. Nesse sentido, nota-se que o ensino de Matemática para crianças com deficiência auditivas feito de forma lúdica tem o potencial de melhorar as experiências desses alunos e, consequentemente, leva-os a outros patamares intelectuais e contribui para as suas formações como cidadãos. Assim, este estudo apresenta uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentado nas reflexões de artigos, teses e dissertações, na qual buscou -se compreender a perspectiva de cada um deles em relação ao uso de atividades lúdicas como instrumento inclusivo nas aulas de matemática. Logo, após as análises das reflexões teóricas sobre a importância do lúdico como recurso didático no ensino da matemática para alunos com deficiência auditiva, verificamos que, trabalhar com o lúdico no desenvolvimento de alunos com deficiência auditiva, pode trazer diversas vantagens, pois a criança aprende brincando, por isso os professores devem saber utilizar esses recursos como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, o lúdico incorpora certos valores para todas as fases da vida humana.