UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97285 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3504 "inscrito_id" => 13126 "titulo" => "UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A atividade experimental no Ensino de Física é uma alternativa didática que está presente há algum tempo na literatura, porém nem sempre é inserida no contexto da sala de aula. Observando este contexto, foi proposta, planejada e executada, por alunos licenciandos em Física, uma atividade denominada Mostra de Física. Nesta atividade foram expostos vários experimentos que proporcionaram a interatividade entre os futuros professores de Física com alunos provenientes de várias turmas e níveis diferentes da Educação Básica, durante um evento de ciência e cultura, realizado no mês de dezembro de 2022 em uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico, na qual é ofertado o curso de Licenciatura em Física. Inicialmente, foi feita a organização dos espaços, dentro de uma sala de aula, para a acomodação de todos os experimentos a serem expostos, considerando o fluxo das pessoas que visitariam a mostra. Após a organização do espaço, os experimentos foram posicionados em seus devidos lugares. Na dinâmica de apresentações da exposição, foram expostos conceitos físicos para a compreensão da física de forma lúdica e divertida, o que possibilitou a alunos e visitantes o entendimento dos conceitos da Física para além da teoria. Destaca-se que, na Mostra de Física, foram expostos os seguintes experimentos: o carrinho acoplado a um ventilador, para explicar a terceira Lei de Newton; o experimento de Oersted, que contribuiu para o eletromagnetismo ao descobrir a relação entre campos elétricos e magnéticos; uma representação do tecido espaço-tempo sofrendo deformações, visando a compreensão da Teoria da Relatividade Geral, proposta por Albert Einstein e, por fim, a cadeira giratória, experimento no qual é abordada a Conservação do Momento angular, e os conceitos de torque e rotação. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13126_TB3504_20112023175506.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR LIMA" "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97285 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3504 "inscrito_id" => 13126 "titulo" => "UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A atividade experimental no Ensino de Física é uma alternativa didática que está presente há algum tempo na literatura, porém nem sempre é inserida no contexto da sala de aula. Observando este contexto, foi proposta, planejada e executada, por alunos licenciandos em Física, uma atividade denominada Mostra de Física. Nesta atividade foram expostos vários experimentos que proporcionaram a interatividade entre os futuros professores de Física com alunos provenientes de várias turmas e níveis diferentes da Educação Básica, durante um evento de ciência e cultura, realizado no mês de dezembro de 2022 em uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico, na qual é ofertado o curso de Licenciatura em Física. Inicialmente, foi feita a organização dos espaços, dentro de uma sala de aula, para a acomodação de todos os experimentos a serem expostos, considerando o fluxo das pessoas que visitariam a mostra. Após a organização do espaço, os experimentos foram posicionados em seus devidos lugares. Na dinâmica de apresentações da exposição, foram expostos conceitos físicos para a compreensão da física de forma lúdica e divertida, o que possibilitou a alunos e visitantes o entendimento dos conceitos da Física para além da teoria. Destaca-se que, na Mostra de Física, foram expostos os seguintes experimentos: o carrinho acoplado a um ventilador, para explicar a terceira Lei de Newton; o experimento de Oersted, que contribuiu para o eletromagnetismo ao descobrir a relação entre campos elétricos e magnéticos; uma representação do tecido espaço-tempo sofrendo deformações, visando a compreensão da Teoria da Relatividade Geral, proposta por Albert Einstein e, por fim, a cadeira giratória, experimento no qual é abordada a Conservação do Momento angular, e os conceitos de torque e rotação. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13126_TB3504_20112023175506.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR LIMA" "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }